O poder da criação: 9 meses de descobertas

Importante que o casal observe juntos o poder da criação em seus detalhes para que haja maior harmonia e o lar esteja pronto para receber seu novo membro.

Suely Buriasco

A gravidez é, sem qualquer dúvida, uma fase única da vida do casal e deve ser vivida com a maior tranquilidade e bem-estar possíveis. É um momento que reclama grande cuidado e atenção, e por isso, os novos pais precisam estar atentos.

Como inspira o vídeo anexo, pai e mãe podem compartilhar com alegria cada momento da gravidez. Nesse sentido, seguem nove itens para vocês considerarem nos nove meses que se sucederão depois da gestação confirmada:

1- O pré-natal

Assim que a gravidez é confirmada faz-se necessário que o casal converse e escolha o médico que acompanhará a gestação. É muito importante que seja um profissional da confiança de ambos. Segundo a matéria “Gravidez passo a passo” publicada no site Mundo MulheresP ara um acompanhamento médico passo a passo, marque sua consulta logo que confirmar a gravidez e aproveite ao máximo essa fase maravilhosa de desenvolvimento, que com certeza será inesquecível“.

2- As alterações

Desde o início da gravidez algumas alterações já começam a ser perceptíveis no organismo feminino: enjoo, vômitos e outros incômodos podem acontecer. No primeiro trimestre, comumente, a mulher se sente mais cansada e tem mais sono do que em circunstâncias normais, mas esses sintomas tendem a diminuir com o avanço da gestação.

3- O emocional

As alterações são causadas por uma série de funções hormonais típicas do período gestacional e também influem no emocional da grávida que, consequentemente, fica mais sensível, chora com facilidade e apresenta grande instabilidade de humor. Esses sintomas costumam melhorar geralmente no segundo trimestre.

Advertisement

4- O movimento fetal

A partir das 21 semanas inicia a percepção dos movimentos fetais para a mulher. Os primeiros movimentos sentidos são sutis e assemelham-se aos movimentos do intestino, o que muitas vezes provoca confusões.

5- O ventre se estende

Na fase que se segue, a barriga já começa a aparecer, pois o útero se estende até a altura do umbigo. Nesse período, é comum que os sintomas desagradáveis do início desapareçam, e a mulher se sinta mais bonita e com grande bem-estar.

6- O bebê começa a ouvir

Nessa fase, o bebê inicia um contato auditivo. Ainda segundo a matéria citada acima: “Seu bebê já pode ouvir sua voz e mede 27 centímetros, por isso sempre que possível acaricie sua barriga e converse com seu bebê. Com 27 semanas os médicos acreditam que seu bebê já sonha, mas não sabem ao certo o que sonha durante seu desenvolvimento“.

7- Preparando o lar

Agora já é importante começar a preparar o lar para receber o mais novo membro. É importante que esse trabalho seja realizado pelos dois para que ambos se sintam integrados com os preparativos. O entrosamento do casal também colabora para o bom ambiente do lar; fundamental para o bem-estar de toda a família.

8- Barriga proeminente

Depois das 32 semanas, a barriga já se sobressai e pode causar certo desconforto e dificuldade de mobilização. A insônia pode aparecer nessa fase até pelo desconforto da posição. Entretanto, isso pode ser amenizado pela busca de uma posição mais confortável, deitando de lado e com almofadas entre as pernas, por exemplo.

Advertisement

9- O parto

Vocês se prepararam os nove meses para esse momento; a data mais provável do parto corresponde às 40 semanas de gestação, mas pode ser que o parto aconteça entre as 37 e as 42 semanas.

Agora se inicia um novo período familiar, e uma coisa é certa: vocês conheceram o poder da criação, sendo abençoados pelo Criador. Parabéns!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.