O papel da castidade na felicidade conjugal

Como ser mais casto em meio a tempestades de insinuações no mundo? Como fortalecer o casamento através da castidade ao cônjuge.

Fernanda Ferraz

Quando casamos, casamos porque amamos e desejamos passar o resto dessa vida mortal com o outro e desejamos sinceramente que esse amor perdure para todo sempre. O casamento exige entrega total, não parcial…

Para iniciar o tema, castidade significa ser puro, qualidade de se abster de experiências sexuais; significa estar ao lado do Senhor, ter virtude e valor.

Dentro de um casamento e até mesmo nos tempos de solteiro a castidade é um TESOURO precioso, que nos dá o maior presente existente que é a presença e companhia do Espírito de Deus.

Um plano de felicidade..

“A obediência à lei da castidade aumentará nossa felicidade na mortalidade e possibilitará nosso progresso na eternidade”. (David A. Bednar). Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas a castidade traz sim muita felicidade, além de dar proteção física e espiritual, ela nos faz perceber como é importante cuidarmos de nós e nos amar, não nos entregar a qualquer pessoa, a manter nossa sanidade mental e emocional, a ter virtude e bons pensamentos.

A importância da castidade no casamento

A castidade dentro do casamento é tão importante como o ar que respiramos, essa união única deve ser priorizada em todos os momentos. É fácil para muitos perceberem a beleza física no início do relacionamento, mas quando a idade chega, o corpo muda drasticamente. Com a velhice, muitos passam a perder o interesse no cônjuge; a castidade tem essa virtude de manter a beleza acesa do casamento, mesmo com o peso dos anos e as rugas aparentes. Ela nos faz perceber que o que conta de verdade é o amor que possuímos por dentro e que o externo é questão apenas de visão.

Advertisement

Castidade dentro do casamento não significa se abster de sexo estando casado, mas tê-lo única e exclusivamente com seu cônjuge, suportando doenças, acidentes, problemas e fortalecendo assim o amor e a lealdade entre o casal, que é o que faz um casamento de sucesso.

Valorizar o presente que possuímos dentro dos laços

Como ser mais casto?

Pense apenas no seu cônjuge.

Planeje encontros apenas com o seu cônjuge.

Ligue ou mande mensagens amorosas apenas para o seu cônjuge.

Advertisement

Seja atencioso e amoroso.

Trate-o como único.

Não flerte jamais com outras pessoas, nem se for em tom de brincadeira.

Seja honesto em suas funções e deveres. Respeite o outro em sua ausência.

Se abstenha da cobiça.

Advertisement

Não crie ideias românticas ou fantasias com uma outra pessoa.

Não ceda a insinuações amorosas ou sensuais.

Não busque ou tenha amizades virtuais que possam lhe levar por caminhos perigosos. Pense com carinho em sua família.

Coloque o bem-estar de sua família acima de todas as outras coisas.

Ponha-se no lugar do outro, como gostaria de ser amado, respeitado e como deseja receber atenção do cônjuge, faça o mesmo que gostaria para si.

Advertisement

Importe-se com as reais necessidades do cônjuge.

Se esforce por chegar cedo em casa.

Corte amizades e vícios que lhe fazem pensar de forma negativa e egoísta sobre sua família.

Mantenha sua privacidade no trabalho.

Não divida problemas pessoais com membros do sexo oposto, principalmente se tratar do companheiro.

Advertisement

Não busque consolo emocional, devido a carência, em outra pessoa.

Não assista, ouça ou fale coisas que lhe afastam do que é bom e virtuoso.

Não aceite convites traiçoeiros ou só com intenção de passar um tempo juntos para relaxar. (você relaxa em casa, do lado de sua mulher ou marido!).

Jamais se aventure em outra relação

, achando que o que a outra pessoa tem para dar é superior ao que você tem em casa. Lembre-se quem esteve disposto a casar com você e o esforço que tem para lhe dar o melhor, ainda que para você seja insuficiente; veja que se existe uma terceira pessoa ela é tão egoísta que não lhe respeita como uma pessoa casada e com filhos.

A segurança do lar

Quando existe um casamento casto, o casal tem o privilégio de trazer ao mundo os filhos do Pai Celestial e proporcionar desenvolvimento e amadurecimento para eles, que obtém um corpo para terem suas experiências na mortalidade. Quando essas crianças vêm através de lares equilibrados e seguros, com padrões morais e sadios, tendem a se desenvolver com postura, responsabilidade e consciência, menos filhos são induzidos a drogas, a terem contato com a prostituição ou a perda da infância, menos adolescentes serão pais antes da hora e menos tristeza dentro da esfera familiar decorrerá de uma escolha errada pela falta de castidade.

Advertisement

Por causa de tantos pontos citados, é que um casamento casto e puro é tão necessário dentro de nossa sociedade, pois o Senhor disse a respeito do casamento: “_Nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor_” (I Coríntios 11:11).

Por que manter a castidade antes e depois do casamento?

Posso citar uma série de motivos motivadores:

Traz confiança.

Felicidade.

Segurança.

Advertisement

Aumenta o amor.

Cumplicidade.

Companheirismo.

Amizade.

Mais sorrisos e menos lágrimas.

Advertisement

Aumenta a intimidade do casal.

Fortalece a união.

Se torna mais sensível ao outro e aos mandamentos de Deus.

Renova as forças diárias.

Solidifica cada vez mais a relação dentro dos princípios sagrados e eternos.

Advertisement

Traz bênçãos físicas e espirituais.

A linda e pura natureza da fidelidade

A castidade requer fidelidade plena ao cônjuge, seja ela de desejos, pensamentos, atitudes ou intenções; essa fidelidade acompanha o indivíduo por onde quer que vá, este não se coloca abaixo do tesouro eterno e não tem medo de lutar todos os dias por essa fidelidade, porque sabe que além de agradar ao cônjuge, também agrada a Deus.

Quem domina?

Um fator interessante na castidade é que nela o espírito domina a carne e não o contrário, se a carne tende a ser “fraca” o espírito imediatamente repudia o pensamento nocivo e se liberta da tentação, nem que seja preciso correr como José do Egito, que fugiu da mulher de Potifar, pois prefere morrer ou ser preso a ceder às insinuações impertinentes da mulher perigosa e machucar seu chefe e magoar a Deus.

O desejo do adversário

O desejo do adversário é confundir nossa mente e se infiltrar camufladamente, colocando ou sugerindo situações perigosas, que só trarão desespero, dor, cegueira e a destruição de sua família. Pense nisso quando sua mente lhe levar por caminhos escuros e tortuosos, ainda que inicialmente pareça belo e saboroso, existe podridão no meio, mas com uma oração verdadeira, a paz é restaurada e o perigo se afasta.

A obediência aos mandamentos

Morôni, um homem muito inteligente e fervoroso nas coisas do Senhor, disse certa vez que a castidade é o que há de mais caro e precioso do que tudo.Não pode haver nada no mundo que a compre!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.