Meu filho é um perdedor: 5 dicas para ajudar o seu filho a lidar com a perda do seu time

5 dicas para os pais aprenderem a lidar com as decepções esportivas do filho da melhor forma.

Donald S. Smurthwaite

Se você é pai, provavelmente conhece esse sentimento:

É a última rodada em um jogo disputado. O jogo está empatado e o tempo está quase esgotado. O juiz marca falta e o seu filho irá cobrá-la, se ele acertar o time ganha.

Pressão? Sim, você sabe disso. Tensão? Grossa o suficiente para cortar com uma faca. Nervos? Seu coração está batendo como se você estivesse em uma montanha-russa maluca. É assim que você se sente.

Há apenas duas maneiras como essa situação pode acabar. Uma delas, seu filho pode tornar-se um herói instantâneo. E a outra, as coisas não ficarão bem no placar e o jogo termina empatado. Em um dos casos, você começa a respirar fundo e talvez grite: “Esse é o meu garoto!” E, no outro, você puxa o chapéu mais para baixo em sua testa, coloca um sorriso corajoso e murmura duas das mais temidas palavras do esporte: “Boa tentativa.”

Ambos os meus filhos são bons atletas. Um jogou basquete na universidade, e o outro tomou um caminho semelhante, mas em um esporte diferente: baseball. Como uma família, nós tivemos alguns bons momentos torcendo por eles. E nós tivemos muitos momentos difíceis quando o placar não saiu do jeito que esperávamos.

Advertisement

Então, como você lida com os rostos tristes, suspiros, e talvez até mesmo lágrimas quando a equipe do seu filho perde?

Não há nenhuma fórmula para transformar o que parece ser tragédia em triunfo, mas a experiência me ensinou algumas coisas que podem ajudar.

1. Encontre algo de bom a dizer sobre o desempenho do seu filho

Pode ser tão simples como: “Você jogou de maneira incrível na defesa hoje” ou “Eu gostei do jeito que você protegeu o goleiro hoje”, ou ainda: “Eu poderia dizer que você estava realmente pronto para o jogo.” Você sempre pode encontrar uma maneira de cumprimentar a sua criança, não importa o resultado final ou quão bem ele se saiu.

2. Mostre respeito pela equipe adversária

É simples: o outro time ganhou, e geralmente é porque eles jogaram melhor. Comentários como: “Os Tigres sabiam o que estavam fazendo no seu jogo hoje à noite” ou “Isso é o melhor que eu já vi no jogo dos Lions”, pode aliviar a dor.

3. Não culpe os árbitros ou o pobre treinador pela perda

Estou tentando não ser um hipócrita, porque eu certamente já reclamei dos funcionários e treinadores, mas criticar um árbitro ou treinador não ajuda o seu filho. Se o time dele perdeu, dê-lhe a oportunidade de assumir alguma responsabilidade ao enfrentar circunstâncias difíceis. Isso é uma grande lição de vida. Seu filho verá os exemplos de sua atitude. Certifique-se de que vale a pena ser imitado.

Advertisement

4. Ofereça uma perspectiva

Com certeza, seu filho provavelmente não quer ouvir “É só um jogo”, pois logo após uma dura derrota parece muito mais do que isso. Mas algumas palavras atenciosas podem ajudar: “Está bem. Você teve uma grande temporada” ou “Você vai ter muitas chances”, ou ainda: “Você teve um monte de diversão este ano, por isso não deixe um jogo estragar todas as boas lembranças.” É uma boa oportunidade para ensinar-lhes que ninguém passa pela vida sem experimentar a derrota. Perder faz parte do crescimento, ainda que às vezes, a derrota seja dolorosa.

Com a lenda do boxe, Muhammad Ali, quem ousava lutar apanhava. Depois de perder a sua primeira luta profissional disse: “Eu nunca pensei em perder, mas agora que perdi, a única coisa que me resta é tornar-me melhor”, refletiu. “Essa é a minha obrigação por respeito às pessoas que acreditam em mim. Nós todos temos que perder uma vez na vida.”

5. E, finalmente, comemore de qualquer maneira

Divirta-se! Saia para comer um cheeseburger e tomar um milk-shake. Fale sobre os pontos altos da temporada. Riam juntos. Lembrem-se dos bons tempos. Descubra como você pode estar ainda melhor preparado para o próximo jogo ou temporada.

O atletismo pode ensinar um monte de coisas positivas sobre trabalho em equipe, jogo justo, desportivismo, amizade e sacrifício. E no nível mais elementar, eles são divertidos e ajudam a manter as crianças em boa forma física. Os benefícios superam largamente os inconvenientes. É por isso que a maioria de nós incentiva os nossos filhos a participarem. Assim, não devemos permitir que uma derrota mine todas essas coisas boas. Todos podemos aprender sobre a vida com base no que acontece no campo de jogo, mesmo que a equipe de seu filho perca. Às vezes, perder é ganhar.

Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original My kid’s a loser: 5 tips to help your kid cope when her team loses, de Don Smurthwaite.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...