Melhorando a visão da vida: Deixando de lado as coisas ruins

Dicas de como melhorar a visão da vida e de si mesma, olhando para as coisas boas ? sua volta.

Carla Pinheiro Alves

Desde menina, sempre vi a vida cor-de-rosa. Apesar das dificuldades, que teimavam em deixar o meu mundo cinzento, hoje sei que o mundo é aquilo que enxergo e que, para muitas pessoas, ele parece sem graça e sombrio.

Mas isso não é verdade! Essa é uma visão distorcida, errada, triste e ruim por diversas razões, muito embora existam algumas adversidades tão grandes que parecem que nunca passarão.

Muitas vezes vamos chorar

Embora o mundo possa ser visto de muitas formas e existam diversos tons de rosa e cinza, a verdade é que a felicidade pode ser sentida de formas diferentes pelas pessoas. Uma coisa é certa: o mundo é como nós o vemos! Para alguns o copo está meio vazio, mas para outros, o copo está meio cheio.

Precisamos arrumar as lentes de nossos olhos. Talvez eles tenham que ser lavados com muitas lágrimas para reconhecermos, de fato, o que nos deixa com um sentimento ruim e amargo. Precisamos lutar, com todas as forças, para arrancar de uma só vez esses sentimentos do peito.

Buscar entendimento espiritual

Muitas tribulações são difíceis de explicar, como: a morte, as doenças, o desemprego, a fome, as desilusões amorosas, as guerras, as desigualdades sociais e outras questões atormentadoras que podem distorcer nossa visão da vida. Por mais que busquemos as respostas, elas podem não ser respondidas. Mas quando buscamos força em Deus, através da fé e da oração, por certo teremos força.

Advertisement

Olhar introspectivamente

Precisamos olhar para dentro de nós, buscando qualidades, dons e talentos; fazendo a diferença, primeiro para nós e, depois, ajudando o mundo a ser melhor.

Muitas vezes criticamos o mundo, o governo, a sociedade, as pessoas, o universo e, até mesmo, o destino, ficando alheios a tudo isso. Precisamos nos envolver! Quando nos envolvemos, nos qualificamos para buscarmos nossos objetivos, sendo úteis para nós mesmos e para o próximo. Essas coisas nos trarão conforto.

Amar a si mesmo e buscar o perdão

O olhar distorcido vem pela incapacidade de resolvermos nossos próprios problemas. Para mascarar nosso fracasso, muitas vezes buscamos o erro na sociedade. Quando olharmos mais profundamente para dentro de nós, por certo, encontraremos uma pessoa boa e capaz. Precisamos nos perdoar, porque isso é possível! Acredito no perdão! Que esqueçamos as coisas ruins e nos concentremos em algo melhor. Por certo, a oração nos ajudará nesse processo.

Pensar nas coisas boas

O mundo não é feito só de alegria, pois existe a tristeza; assim como existe o frio, também existe o calor. Posso ficar reclamando do frio, do calor, de qualquer coisa; posso encontrar um motivo, mesmo que inusitado. Isso de nada adiantará: o frio não vai deixar de ser frio, mas, se colocarmos um agasalho, pode ficar melhor. Se buscarmos as coisas boas da vida, por certo, encontraremos. Existem mais motivos para rir do que para chorar.

Amar ao próximo

Ao amar ao próximo, através do serviço, teremos menos tempo para pensarmos em coisas ruins. Ao ficar mais tempo com nossa família, teremos a força para vencermos qualquer coisa ruim. Ao sentir mais amor, faremos com que as coisas boas saltem aos nossos olhos.

Advertisement

Sei que nem tudo é perfeito, mas prefiro continuar no meu mundo cor-de-rosa, e, nos dias em que o céu azul se tornar cinza, e a chuva cair, que ela limpe as coisas ruins; por certo virá o arco-íris, trazendo esperança e felicidade.

Com certeza me lembrarei de trocar as lentes, quando minha visão do mundo estiver distorcida!

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.