Manual para lidar com a agressividade e descontrole emocional

Você é estourado ou guarda mágoa? Nenhum dos dois é o ideal. Aprenda a manter o controle sobre suas emoções e dar a devida proporção aos acontecimentos. Isso lhe ajudará a manter a agressividade ou tristeza longe de seu dia a dia.

Renata Finholdt

Ataques de raiva são cada vez mais noticiados na mídia, as pessoas estão mais e mais se descontrolando e agindo com agressividade umas com as outras. Isso tudo se deve ao fato de vivermos em um mundo apressado, agitado e estressado.

Manter o controle diante das situações difíceis é fundamental para resolver tudo da melhor forma, quando se tem essa consciência é muito mais difícil perder o controle e deixar a raiva e agressividade imperar.

Muitas vezes temos que aprender a lidar com a agressividade e descontrole de alguém próximo, nestes casos ajudá-lo a perceber essa tendência nos momentos de calmaria é ideal para evitar novos descontroles emocionais.

1. Retire-se oara se acaknar

Se perceber que algo está lhe deixando a um passo de perder o controle, afaste-se. Procure se manter distante do fato. Não alimente sua raiva, procure agir racionalmente e não deixe que suas emoções dirijam seus atos.

2. Conte até 10

Aquele velho conselho de respirar e contar até dez realmente funciona. Quando sentir que está se descontrolando procure um local calmo, respire e conte até dez ou mais, se concentre em outro assunto. Apenas volte ao local ou assunto quando sentir que já esta calmo o suficiente para conduzir a discussão sabiamente.

Advertisement

3. Equilibre o tempo

Tenha diariamente momentos de prazer para você. Faça coisas que goste de fazer, desta forma você estará aos poucos e de forma diária desestressando e desta forma se sentirá mais leve para encarar futuros problemas. Fazer coisas que lhe dão prazer esvaziam um pouco a mente dos problemas e funcionam como um calmante para o dia a dia.

4. Autoconheça-se melhor

Procure se conhecer. Poucas pessoas se conhecem profundamente. Perceba o que mais lhe causa irritação e trabalhe isso internamente. Fale sobre isso com amigos para perceber como estes mesmos problemas afetam estas pessoas e trabalhe estes sentimentos consigo.

5. Organize-se

Se você, antecipadamente, já sabe que participará de uma situação que normalmente lhe faz perder o controle, exercite sua mente para que possa permanecer calmo diante do fato. Quando conseguimos raciocinar antes, evitamos agir por impulso e desta forma lidamos com a situação de forma mais calma e tranquila.

6. Faça terapia se necessário

Se achar necessário e conveniente procure auxílio de um psicólogo. Através de sessões de terapia você poderá trabalhar sua agressividade e ter sucesso para manter-se mais calmo.

É importante que você tenha consciência de que algumas situações o levam a um descontrole emocional, e que este descontrole traz infelicidade a você e a outros a sua volta. Não encare isso como um fato comum, procure ajudar-se a fim de colocar as emoções devidamente em suas proporções.

Advertisement

Leia também: 5 formas comprovadas para ter autocontrole

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.