Mãe assume duas crianças após troca de bebês na maternidade

Apesar da vida difícil, Rita não desistiu do filho biológico e também não conseguiu deixar o outro menino sem assistência.

Caroline Canazart

Algumas mulheres realmente nascem para ser mães. A paulista Rita Ribeiro da Silva, de 37 anos, é uma delas. Ela conseguiu transformar um grande problema familiar em uma benção.

Em 2004, seu bebê foi trocado na maternidade de um hospital de Votorantim, região de Sorocaba, logo após o nascimento. Ela percebeu que o bebê branquinho e de olhos claros não se parecia nada com os traços da família. “Sou negra e meu marido também. Ele até me acusou de tê-lo traído e saiu de casa”, contou.

Com a suspeita, ela voltou ao hospital mas precisou insistir muito para conseguir descobrir que, possivelmente, o filho biológico tinha sido levado por outra mulher, que também havia tido bebê no mesmo dia e horário que ela.

Rita conseguiu encontrar a outra família e um teste de DNA comprovou que o menino, Vitor Hugo, que estava com a outra mãe, era o seu verdadeiro filho. Para que a troca fosse desfeita, elas precisaram conviver por duas semanas na mesma residência. E foi nesse momento que a super mãe percebeu que a outra mulher não conseguia ter amor pelo filho biológico.

De acordo com Rita, quando o filho biológico chegou até ela, estava com sarna e piolho. “Eu amamentava o Giuliano (filho da outra mulher). Quando o Vitor Hugo chegou, passei a amamentar ele também. Quando ele foi embora fiquei com aperto no coração”, afirma. Mas a saudade não durou muito. Depois de um tempo ele voltou, pelas mãos da própria mãe biológica, que disse para Rita que não tinha condições de criá-lo.

Advertisement

Para também ficar com Giuliano, ela entrou com um processo na justiça para conseguir autorização judicial. Somente 11 anos depois ela conseguiu adotá-lo. O menino preferiu viver com Rita a viver com a mãe biológica. Além disso, ela deve receber uma indenização por toda a situação angustiante que viveu.

_Imagem: Cortesia Vila Mulher

Leia também: Bênçãos do céu – Como a adoção abençoa famílias

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.