Guia do homem casado: O que toda mulher sonha em um marido

Um casamento feliz depende de pequenas ações que demonstrem amor e carinho. Mulheres, marquem os maridos!

Fernanda Ferrari Trida

Conviver com uma namorada pode ser muito diferente de conviver com uma esposa. Já ouvi homens dizerem que as mulheres se transformam depois que casam. Mas os homens também mudam. E bastante. Ou ambos finalmente se revelam.

Enquanto estamos namorando, o mundo é cor-de-rosa. Por mais que contemos nossos problemas ao outro, que tentemos dividir nossa rotina com o outro, sabemos que no fim do dia cada um irá para sua casa e pronto. Nesta fase, estamos apaixonados pelas qualidades do outro. Quanto aos defeitos, ou não os conhecemos, ou passamos por cima achando que o tempo é o remédio.

Mas isso é um erro muito comum. As pessoas podem se aprimorar, como um diamante bruto que vai sendo lapidado aos poucos. Mas um diamante será sempre um diamante, jamais uma ametista. Com as pessoas também é assim. Ninguém é capaz de mudar totalmente. Tanto o homem quanto a mulher vêm com a carga que adquiriam de sua família. E a criação de cada um foi diferente. Compreender isso é o primeiro passo para um bom relacionamento.

Manual da esposa recém-casada

Como este artigo é voltado para o homem casado e foi escrito por uma mulher, corro o risco de parecer tendenciosa. Creio (e espero!), porém, que muitas pessoas de ambos os sexos irão se identificar com ele.

Advertisement

1. Seja carinhoso

A mulher precisa se sentir amada. Dizer “eu amo você” nunca vai ser o suficiente, porque depois de algum tempo, essas palavras podem passar a ser apenas um bordão sem sentido. Mas, se você demonstrar amor em pequenos atos cotidianos, ela saberá que é e sempre será a mulher da sua vida. Nós, mulheres, precisamos desta reafirmação.

2. Fique feliz pelas conquistas dela

A mulher moderna trabalha fora, cuida dos afazeres domésticos, é mãe zelosa e esposa preocupada. Você é o melhor amigo dela, é seu confidente. É para você que ela vai querer contar seus êxitos. É com você que ela vai querer dividir os fatos de sua vida atribulada. E o que espera em troca é muito pouco: um abraço e palavras encorajadoras. Ela quer que você sinta orgulho dela.

3. Seja mais atento

Não deixar toalha molhada em cima da cama ou no chão do quarto, abaixar o tampo do vaso sanitário depois de usar, não deixar sapatos e roupas espalhados pela casa toda são detalhes importantes que não custam nada a você e podem fazer toda a diferença para a mulher.

4. Inclua sua mulher na sua rotina

Sua esposa pode até não entender nada do seu trabalho, mas não é por isso que ela não deseja saber como foi seu dia. Não se trata de uma inquisição, mas de uma necessidade feminina de partilhar.

5. Coloque sua esposa em primeiro lugar

Ouvi outro dia uma amiga dizer que discutiu com seu marido e ele, em vez de se entender com ela, perguntou se não poderiam continuar no dia seguinte, pois ele queria ir jogar futebol naquele momento. Você não é mais um homem solteiro, entenda isso. Sua esposa precisa saber que, para você, solucionar os problemas do casal é mais importante que qualquer outra coisa. Não a deixe falando sozinha jamais.

Advertisement

6. Lembre-se que você está casado

Sair na “balada” sozinho quando bem enteder, dormir fora de casa, passar o fim de semana viajando com os amigos são coisas que estão fora de cogitação agora que você se casou. Vocês são uma família agora e devem agir como tal.

7. Não tente controlar sua esposa

Assim como você, sua mulher precisa de espaço. Se para você isso significa se afastar dela, para ela é muito diferente. Basta você deixá-la ser como é e a ame por isso. Esteja sempre próximo dela de uma forma positiva, sem esbravejar quando ela não atende ao telefone ou precisa trabalhar até mais tarde.

8. Não seja muito ciumento

Ciúmes, quando moderado, é um sentimento construtivo num relacionamento, mas deve ser dosado para que o outro saiba que é amado e desejado. Ser muito ciumento pode sufocar. Por outro lado, a ausência total desse sentimento mostra o quanto o outro é desimportante para você.

9. Ceda

Um casamento é uma aliança, e como toda aliança, os envolvidos devem coexistir pacificamente. Quando você não concordar com algo que sua esposa está fazendo ou dizendo, você tem todo o direito de falar. Mas se isso não o atinge, não demonstra perigo ou não é algo que vai afetar a vida conjunta de vocês, vale a pena ceder. Logicamente, para um relacionamento ser duradouro, a recíproca também deve ser verdadeira.

10. Não leve a vida tão a sério

O casamento é uma teia de responsabilidades que ambos não tinham quando eram solteiros. Isso não quer dizer que tudo tenha que ser minimamente planejado, a ponto de ser entediante ou estressante. Divirta-se com sua esposa. Tente ser mais descontraído e peça a ela que também o seja.

Advertisement

Assim, a relação de vocês será mais leve e mais feliz. A companhia do outro passará a ser fonte de prazer e não de obrigações sufocantes.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferrari Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.