Grupos de Mensagens Instantâneas: Dicas para usar com bom senso

Cada vez mais atuais, os grupos de mensagens em aplicativos podem contribuir ou complicar a comunicação. Bom senso é a palavra-chave.

Renata Finholdt

O uso de redes sociais e mensagens instantâneas nos celulares está cada vez mais difuso. Pessoas de todas as idades usam esses instrumentos de comunicação diariamente para diversos fins: trabalho, diversão, estudo, entre outros.

Muitas vezes nos vemos incluídos em grupos de mensagens instantâneas com dezenas de pessoas, e mesmo que tenhamos o desejo de escapar de alguns deles, pode ser necessário mantê-los.

Quando há muitas pessoas fazendo parte de um mesmo assunto, não é incomum que ideias e opiniões diferentes possam surgir, nestes casos, é preciso cautela e muito bom senso.

O lado negro das redes sociais

O lado negro das redes sociais / via Familia.com.br – Descubra Como Fortalecer Sua Vida Familiar e Muito Mais

1. Muitas vezes é melhor apenas ler as mensagens e permanecer quieto, sem expor sua opinião, principalmente quando você não for colaborar com nada no contexto do assunto. Então, antes de participar da conversa, se faça essa pergunta.

2. Se você decidir que há algo com que colaborar, seja humilde ao expor sua ideia. Não queira parecer soberbo, principalmente se for citar exemplos de sua vida pessoal ou de sua família.

3. O cuidado para não ofender ninguém é fundamental neste tipo de comunicação. Lembre-se que você está escrevendo e muitas pessoas, muitas vezes a quilômetros de você, poderão ler e interpretar de outra forma, causando um transtorno imprevisível.

4. Respeite o tipo de grupo ao qual você está participando. Colocar piadas, textos longos, fotos pessoais, ou brincadeiras com alguns dos membros se o grupo em questão for, por exemplo, um grupo de trabalho, não é uma boa ideia. Deixe este tipo de ação para conversas pessoais.

5. Lembre-se sempre antes de manifestar-se no grupo: O que vou escrever aqui faz parte do contexto pelo qual o grupo foi criado? Seria mais propício conversar em particular com algumas das pessoas? Tendo em mente estas duas perguntas você dificilmente vai errar ao se pronunciar.

6. Ao se deparar com alguma discussão entre as pessoas do grupo, prefira não interferir, mesmo que esta seja uma boa intenção. Isso poderá contribuir para que a conversa se estenda ainda mais.

Por se tratar de algo ainda muito novo na vida de todos nós, sem ainda mencionar o fato de que cada um pensa e age de forma diferente, é preciso usar de muito bom senso nesta ferramenta fantástica de comunicação para não cometer erros desnecessários.

Advertisement

Aproveite toda essa tecnologia a seu favor, sabendo utilizá-la ela só tem a contribuir.

7 Cuidados especiais que devemos ter nas redes sociais

7 Cuidados especiais que devemos ter nas redes sociais / via Familia.com.br – Descubra Como Fortalecer Sua Vida Familiar e Muito Mais
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.