4 formas de transformar seu filho em um mentiroso

O histórico familiar representa uma das situações que incentivam crianças e adolescentes a mentir, por isso é muito importante que os pais estejam atentos a suas próprias ações.

Suely Buriasco

A mentira pode se tornar um marco negativo de personalidade e até mesmo uma doença, merecendo maior cuidado dos pais em relação aos filhos que demonstrem, de alguma forma, essa prática. Dentre as várias situações que podem incentivar a criança à mentira está o histórico familiar, por isso toda atenção dos pais é importante.

Em sã consciência nenhum pai ou mãe tem o desejo de fazer de seu filho um mentiroso, mas, muitas vezes, mesmo sem o saber, colabora com isso. A lista abaixo pode ajudar a identificar quais atitudes dos pais podem estar contribuindo para esse quadro:

1- Falta de atenção

Filhos que se sentem relegados e excluídos consideram que são insignificantes na vida dos pais. Dessa forma, procuram impressioná-los criando situações para chamar a atenção, mesmo que de forma negativa. Importante observar que os pais não agem assim de forma consciente, mas envolvidos em seus afazeres não percebem a falta que estão fazendo. Por isso é importante avaliar o quanto seu filho está satisfeito com a atenção que você tem dado a ele.

2- Punição rigorosa

Isso mesmo. Ser rigoroso diante da mentira de seu filho pode fazer com que ele minta mais. Converse muito e procure entender o que se passa na mente dele, tente decifrar o que o está levando a fugir da realidade. Jamais desmascare seu filho em público, não o castigue com a humilhação, isso só piorará as coisas. Até para tomar uma atitude mais drástica é primordial ser um educador, nunca um carrasco. Crianças que sentem medo de serem castigadas ou mesmo recriminadas mentem cada vez mais. Especialistas advertem que a postura punitiva dos pais as incentiva a mentir.

3- Acreditar nas mentiras do filho

Perceber que o filho está mentindo exige uma atitude e muitos pais não estão preparados para isso. Escolher a cômoda situação de não perceber que seu filho está mentindo é muito perigoso. Diante de qualquer situação preocupante o melhor é sempre enfrentar, procurando uma forma de lidar com o problema. Preferir não tomar providências e adiar o enfrentamento pode trazer prejuízos de difícil reparo no futuro, como diz o ditado popular é “tapar o sol com a peneira”. Uma hora a realidade terá que ser defrontada.

Advertisement

4- Ser um mentiroso

Filhos que presenciam a mentira dos pais têm grande propensão para tornarem-se mentirosos, afinal é esse o modelo que possuem. Segundo escreveu o psiquiatra infantil Alfredo Castro Neto: “Os filhos dos mentirosos crônicos aprendem as vantagens da mentira. Inventam dores de cabeça para faltar à aula. Veem os pais se enganando um ao outro e este comportamento pode se agravar nas crianças”. O psiquiatra alerta ainda que muitos pais mentem com tamanha naturalidade que já nem percebem e ainda se chocam quando pegam os filhos mentindo.

É importante que os pais tomem a devida atenção nos próprios atos para observar se não estão, mesmo que inconsciente, inspirando ou reforçando atitudes inconvenientes nos filhos. A educação é um olhar contínuo para si mesmo que propicia o aprendizado necessário para expandir bons exemplos. Esse é um processo que beneficia a todos na família.

LEIA também o artigo: O que fazer quando você sabe que seu filho está mentindo

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.