10 coisas que pais extraordinários têm em comum

Prestar atenção nos pais que tiveram sucesso na educação de seus filhos é uma forma de se sentir mais seguro em relação a essa difícil, mas recompensadora, missão.

Suely Buriasco

Tem um ditado popular que diz: “Filhos não vêm com manual de uso”. E é bem verdade! Não se pode ter a pretensão de acertar sempre, até porque aprendemos a ser pais no uso da atribuição, ou seja, sendo. Isso inclui uma porção de erros, mesmo que bem-intencionados.

Leia: 10 maneiras de fracassar como pai

Para facilitar esse trabalho fomos à procura de algumas dicas de atitudes comuns nos pais que tiveram sucesso em sua missão:

1. Eles dizem “não” mesmo quando é difícil

Deixar os filhos fazerem o que querem é cômodo, não causa aborrecimento e ainda nos deixa na agradável posição de “pais legais”. Mas, a nossa posição tem que ser mais imperativa e, muitas vezes, mesmo sofrendo é preciso aprender a negar.

2. Aceitam quando seus filhos falham

Claro que os pais querem que seus filhos façam tudo como tem que ser, sejam excelentes e nunca tenham qualquer tipo de reclamação deles, mas isso não é real. É importante não superproteger os filhos e ensiná-los a superar as falhas, isso os fará crescer autoconfiantes.

Advertisement

3. Sabem a diferença entre adultos e crianças

É importante deixar a criança ser e agir como tal, não cobrar dela atitudes que não condizem com a sua idade e, muito menos, exigir que entendam questões de adultos. Deixe a criança ser criança.

4. Eles se comunicam o tempo todo

Não basta ensinar, é preciso repetir quantas vezes for preciso para que a criança entenda. Ensinar, reensinar e revisar o ensinamento é uma excelente medida. Comunique-se!

5. Estabelecem limites claros e expectativas elevadas

Conversar com seus filhos sobre limites, esclarecendo seu ponto de vista fará com que eles queiram obedecer e se eles entendem que os pais confiam neles, certamente, terão maior autoconfiança em suas realizações.

6. Eles atuam como uma equipe

Crianças percebem quando pai e mãe estão em discordância e sabem tirar proveito disso. Pai e mãe precisam conversar sobre a educação dos filhos e entrar em consenso sobre a forma de agir com eles.

Leia: Exemplo em casa: A liderança no lar

Advertisement

7. Eles preparam os filhos para o mundo

Não é mesmo tarefa fácil; você dispõe de anos da sua vida a favor deles e, um dia, eles vão embora, viver as próprias vidas. Mas é assim que tem que ser, portanto, ensine seus filhos a serem independentes.

8. Demonstram amor e respeito

O relacionamento amoroso é o elo que mantém a família unida, mas não basta amar, é fundamental demonstrar amor em atos e em carinho. Os filhos precisam saber que independente de qualquer coisa eles são e serão para sempre amados.

9. Eles não desejam ser os “melhores amigos” de seus filhos

É importante não misturar as coisas, seus filhos não precisam de mais um amigo; eles precisam de um pai e uma mãe. Não tenha medo que seu filho tenha raiva de você, seja pai e mãe hoje e, quando adulto, seus filhos o verão como amigos fiéis.

10. Eles admitem quando estão errados

Não queira ser um super-herói para o seu filho, tanto ele, quanto você ficarão frustrados. Quando errar peça desculpas e ensine seu filho que o importante é aprender com os erros, se redimindo deles.

Ser pai e mãe não é tarefa fácil, mas certamente é muito recompensadora. Portanto, preste atenção nos vitoriosos e aja também em favor de cumprir com maestria sua missão.

Advertisement

Leia também: Fortalecimento familiar: 10 passos para ser mais leal à família

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.