Estudo revela que o segredo de um relacionamento bem-sucedido não é sexo, é este outro ingrediente

Esse ingrediente é bem inesperado mas ele é ESSENCIAL.

Stael Ferreira Pedrosa

Segundo a psicóloga Terri Orbuch, a privacidade em um relacionamento é muito mais importante para a felicidade do casal que uma boa vida sexual. Será? Desde sempre se sabe que os casais que se amam não conseguem ficar separados um do outro e fazem tudo juntos, não é mesmo?

Mas, segundo um estudo feito nos Estados Unidos intitulado “The Early Years of Marriage Project” (Projeto Anos iniciais do casamento), isso só se aplica ao início da relação. Após algum tempo os casais não devem mais viver como gêmeos siameses.

O projeto em que Terri está envolvida acompanhou 373 casais desde 1990.

Desses casais, 46% já são divorciados e 29% disseram que o motivo da separação é que eles não tinham “privacidade ou tempo para si” durante o relacionamento. E dos casais que disseram que eram infelizes, 11,5% disseram que era por falta de espaço, enquanto apenas 6% eram devido à vida sexual.

Por que precisamos de espaço?

A razão pela qual o espaço é tão importante para um relacionamento é que, de acordo com a psicóloga, os casais que mantêm seus próprios amigos e interesses se sentem mais felizes e menos entediados. Ter um tempo para si ou passar algum tempo sozinho lhes dá a possiblidade de processar os próprios pensamentos, cultivar seus passatempos e relaxar, sem ter que se preocupar com outra pessoa.

Advertisement

Já para o psicólogo John Aiken, a ideia de que passar o tempo todo com seu parceiro é sinal de amor, está errada e pode ser prejudicial ao relacionamento. Para John “passar tempo separados é muito saudável e mantém o frescor da relação. Além disso, serve de incentivo à manutenção da individualidade pessoal, mesmo enquanto casal, bem como a independência e resiliência.”

Segundo o estudo, é a falta desse espaço pessoal que leva o casal a cansar-se de estar com a mesma pessoa. Claro que tudo isso depende também da personalidade de cada um, pois as pessoas diferem em sua necessidade de espaço. Algumas precisam mais e outras menos. No entanto, todos precisam e é uma maneira de renovar sua relação e evitar o tédio.

Para aqueles que precisam desesperadamente de mais espaço na sua relação aqui estão as recomendações de Terri Orbuch:

  • Não se sinta culpado por querer ter seu espaço. Se você quer é porque você precisa disso. Então, aproveite seu tempo.

  • Você pode aprender algo novo: todas as coisas novas que você aprender irão adicionar algo novo à sua vida e ao seu relacionamento.

    Advertisement
  • Converse de maneira sensível com seu parceiro. Não diga “Preciso de espaço”, ou seu parceiro vai pensar que você não está feliz ao lado dele ou que ele lhe está sufocando. Diga algo como: “Quero fazer um curso de culinária”, por exemplo, assim você direciona a sua necessidade de espaço a você e não ao outro.

  • Não guarde segredo sobre o que se passou com você no período em que o amado não estava presente. Divida com seu parceiro tudo o que você fez, isso gera confiança – chave para um relacionamento saudável.

Assim como nos dedicamos às pessoas que amamos, devemos dedicar tempo a nós mesmos. Isso nos ajuda a descansar, relaxar, rever nossos planos e metas, atualizar nossas mentes e perseguir nossos interesses – inclusive o de ter mais tempo para nossos companheiros.

Como estabelecer metas e prioridades como casal

Como estabelecer metas e prioridades como casal / via Familia.com.br – Descubra Como Fortalecer Sua Vida Familiar e Muito Mais
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.