Estas 5 coisas aparentemente inofensivas que você tem em casa podem ferir gravemente o seu bebê

Atenção pais! Não esperem que algo ruim aconteça até tomar uma providência para proteger os seus pequenos!

Erika Strassburger

Há muitas coisas que representam perigo para os pequenos dentro de casa, que as pessoas já estão carecas de saber – como piscinas, tomadas descobertas, quinas dos móveis, fogão, objetos cortantes, balde com água, entre outros. Mas as 5 coisas abaixo muitas vezes passam despercebidas.

1. Chupetas e mamadeiras customizadas

"L?ve " eaii gostou veemm que ta com desconto ✌? #chupetas #chupetascustomizadas #euamooquefaco

A post shared by Cris Arts (@crisartshavaianas) on

Sabe aquelas chupetas (e mamadeiras) fofas, com pedrinhas, pérolas, adesivos, cristais e outros adornos que deixam o look do bebê mais chique? Se há algumas dessas em sua casa, jogue no lixo agora mesmo!

O Inmetro informa que a customização de produtos infantis, como chupetas, com a aplicação de cristais, pedras e outros adornos, “torna o produto inseguro, em virtude da grande possibilidade de essas peças aplicadas se soltarem durante o uso e manuseio pelo bebê, podendo ocasionar grave sufocamento e engasgo que, inclusive, podem levar a óbito.”

Advertisement

2. Panelas de pressão e outros modelos com a boca mais estreita

Quem tem criança pequena em casa sabe que a peraltice é incontrolável. Eles conseguem fazer coisas inimagináveis com um objeto simples, como uma panela. Sim, alguns modelos podem ser um perigo nas mãos desses arteirinhos. O vídeo abaixo mostra algumas crianças que ficaram entaladas dentro de panelas. A de pressão é o modelo mais perigoso.

A solução é tirar até mesmo as “inofensivas” panelas de seu alcance, seja colocando-as em lugares mais altos ou usando travas para armários (O ponto 5 dá mais detalhes sobre essas travas).

3. Toalhas de mesa

A sua mesa é retangular? Então, dá só uma olhada nessa toalha. Perfeita com o sousplat vermelho!! Santa Maravilha ???

A post shared by Santa Maravilha (@santamaravilha) on

Sim, meus queridos, até com isso temos que nos preocupar. Toalhas de mesa são fáceis de serem puxadas e o que está sobre ela vem com tudo sobre seu pequeno, podendo causar queimadura, cortes e sérias contusões.

Advertisement

A saída é usar jogos americanos até que seu pequeno cresça o suficiente para não fazer mais essas peraltices.

4. Fios de eletrodomésticos pendurados

Quem nunca terminou de passar roupa e deixou o ferro esfriando, antes de guardá-lo, com o fio arrastando no chão? Isso é muito comum e muito perigoso quando se tem bebê perambulando pela casa. A criança pode puxar o fio e o ferro cair sobre ela. O mesmo pode acontecer com qualquer coisa leve que tenha fios, como abajures, TVs fininhas, ventiladores, aparelho de som, torradeira, secador de cabelo e chapinha, entre outros. Portanto, é imprescindível dar uma boa vasculhada na casa em busca de desses fios e tirá-los do alcance do bebê.

5. Gaveteiros e armários

?A sequência de imagens diz tudo! Atenção! Acidentes domésticos. ? #pediatraonline #pediatria #filhos #acidentesdomésticos #atenção

Advertisement

A post shared by Alergia e Imunologia (@institutodealergia) on

Não fazemos ideia do quanto alguns armários podem ser perigosos para bebês e crianças pequenas. Basta eles se apoiarem em suas portas ou tentarem escalar suas gavetas e uma tragédia pode acontecer. O vídeo abaixo, que viralizou na internet, mostra como tudo acontece muito rápido.

Os armários leves, estilo paneleiro, devem ser fixados na parede. Alguns armários menores, como cômodas e criados mudos, podem ser fixados no chão.

Outro perigo é a criança encontrar coisas dentro desses armários que podem cortar, ser engolidas, causar asfixia ou outro dano grave.

A instalação de travas nas gavetas ou portas de armários (clique aqui para ver os modelos que existem no mercado) resolve o problema. Ou você pode fazer uma adaptação com algo que tenha em casa. Veja uma solução prática no vídeo abaixo.

Advertisement

Para mais dicas para proteger seu bebê dentro de casa

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.