Estas 4 frases comuns estão acabando com seu relacionamento

Palavras que parecem inofensivas ou que são ditas no momento da raiva podem acabar com o seu relacionamento. Veja se é o seu caso.

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Importante dizer que um relacionamento exige amor, respeito e muito esforço de ambas as partes para que se perpetue e dure. Podemos comparar o relacionamento a um pedaço de madeira liso e perfeito. As ofensas, brigas, angústias e tristezas podemos comparar a um prego e um martelo. Cada momento em que a ofensa acontece, é como se o prego fosse batido pelo martelo contra a madeira. Ao pedir desculpas se retira o prego, mas o furo causado na madeira não fecha. Assim, vão se acumulando marcas cada vez mais profundas, tornando a madeira imprópria para o uso. Veja algumas frases, ou alguns pregos que estão sendo fincados na madeira do seu relacionamento:

1. Você é tudo para mim!

Muito provavelmente você pensou que eu começaria com uma frase negativa, pejorativa e talvez até uma ofensa. Mas, ao dizer que alguém é tudo para você, está depositando no outro a responsabilidade de ser o suficiente em todas as áreas da sua vida e ele não vai conseguir. Para piorar você vai se convencer de que ele lhe basta. Assim, a confusão está armada.

2. Eu não consigo, não sou capaz

Pode parecer que o dano será individual e único para quem professa essa fala. Pelo contrário, quando você se sente incapaz e verbaliza isso, atinge seu parceiro: ou porque ele vai se esforçar para lhe mostrar o contrário (e isso cansa), ou porque ele também vai acreditar e não é nada interessante se relacionar com alguém fraco.

3. Você precisa produzir, você está sendo inútil!

Ninguém é inútil. Por mais que a situação seja desfavorável, uma crise, por exemplo, dificuldade em encontrar um trabalho ou uma impossibilidade de exercer atividades comuns. Nada justifica, somos sempre úteis!

4. Não é primeira vez, você sempre faz isso

Nada mais acusatório. Diante de uma discussão é muito comum, infelizmente, os casais proferirem ofensas e acusações, o que não leva a resolução do problema. Trazer para o momento questões do passado só piora as coisas. Relembrar é reviver. Ninguém gosta de reviver o que foi triste. Cada tristeza gera uma marca na relação, que pode levar ao fracasso.

Advertisement

Talvez o segredo para evitar esses danos seja se colocar no lugar do outro, falar aquilo que gostaria de ouvir. Racionalizar as palavras e usar somente aquelas que podem realmente comunicar o que precisa ser dito, sem ofender e destruir o seu relacionamento.

Toma un momento para compartir ...

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.