5 passos importantes para abrir um negócio próprio

Descubra algumas atitudes simples e procedimentos a serem tomados no processo para abrir seu negócio próprio.

Guilherme Kuceki

Às vezes uma ideia simples acabada se tornando em um grande investimento; um exemplo foi o velcro e outro, a caixa de leite longa vida. Porém, mesmo que você não tenha uma ideia revolucionária, pode abrir seu negócio próprio e com muita atenção e determinação ele pode tornar-se promissor.

Por onde começar?

Os especialistas dizem que os empreendedores multiplicam suas chances de sucesso quando investem em setores que já conhecem. “A primeira coisa é entender como é o setor e quais são as principais oportunidades, ameaças e tendências interessantes”, diz David Kallás, professor de gestão estratégica do Insper.

1. Diferencial

Para o novo empreendedor entrar bem no mercado, não basta só conhecer, é preciso ter um diferencial, aquilo que faz as pessoas quererem comprar o seu produto. É preciso analisar gostos, nomes e desenhos para escolher um perfil forte para o empreendimento.

2. O preço do investimento

Com o projeto em mente, comece a calcular os valores para estruturar o investimento. “Tente identificar e colocar no papel como vai ser a estrutura e descobrir qual seria o investimento, incluindo estrutura física, mobiliários e pessoal”, diz o professor do Insper.

Procure conversar com quem trabalha no ramo, conheça as despesas, impostos e margens de lucro. Tenha em mente uma meta inicial e trabalhe em direção a esta meta.

Advertisement

3. Plano de negócios

Elabore um plano de negócios que seja mais abrangente e possua planos estratégicos, de marketing e financeiro. Isso serve para avaliar como será o negócio na prática, defina se você irá tocar a empresa em paralelo com seu emprego atual. É preciso correr atrás de toda a parte legal e do recrutamento de pessoal.

É possível obter orientação profissional em centros do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Para verificar a documentação necessária visite o site do governo que possui essas orientações.

4. Como saber se você tem perfil empreendedor?

Arnaldo Goldemberg responde: “Se você quer desesperadamente fazer a diferença em algo que você acredita poder fazer a diferença. Se você acha que pode fazer isso por meios éticos que poderão servir de exemplo positivo para outros. Provavelmente você é um empreendedor. Veja o que você faz bem e bote para fazer”.

5. Devo fazer um empréstimo para conseguir mais dinheiro para começar?

Pegue o menor valor possível emprestado. Pegue este dinheiro com amigos e família, que são os primeiros anjos do seu negócio. Lembre-se de não dar sociedade como forma de pagamento pois você acabará se arrependendo disso rapidamente.

Lembre-se de não misturar o dinheiro da renda própria com os lucros da empresa. Guarde os lucros da empresa para investimento e resista a tentação de comprar eletrônicos, móveis ou quaisquer outros bens.

Advertisement

É preciso ter fé e buscar a orientação de Deus, Ele sabe como te ajudar e o que será melhor para sua família.

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.