Dormindo melhor: Aprenda a lidar com a apneia do sono

Seu cônjuge disse que você ronca demais ? noite e chega a parar de respirar em alguns momentos? Você se sente mais cansado todos os dias durante o trabalho apesar de ter dormido a noite toda?

Valerie Steimle

Seu cônjuge disse que você ronca demais à noite e chega a parar de respirar em alguns momentos? Você se sente mais cansado todos os dias durante o trabalho apesar de ter dormido a noite toda? Consegue se concentrar nas tarefas diárias pela manhã, mas sente vontade de tirar uma soneca na hora do almoço? Esses são sinais de que talvez você esteja sofrendo de apneia do sono. O que é apneia do sono e como lidar com ela?

De acordo com especialistas, pessoas que sofrem de apneia do sono param de respirar ou têm respiração curta durante o sono. Essas pausas na respiração podem durar de poucos segundos a mais de um minuto. Têm causas diferentes, dependendo do tipo de apneia do sono.

Apneia central do sono

é causada por um desequilíbrio no cérebro que cria uma ruptura no sinal respiratório enviado para o corpo. A pessoa tem pausas na respiração, porque o corpo se esquece de respirar.

Apneia obstrutiva do sono

é a forma mais comum de apneia do sono e é causada por um colapso das vias aéreas devido a infecções no trato respiratório, obesidade, tabagismo, alergias ou outros fatores relacionados à função respiratória do corpo.

Apneia mista do sono

é exatamente o que o nome diz. O problema é causado por condições dos dois tipos de apneia do sono, criando um problema complexo para os pacientes.

Advertisement

Os médicos aconselham que seja realizado um teste do sono; mas antes de realizá-lo, experimente alguns tratamentos simples e fáceis que podem aliviar alguns sintomas e melhorar seu repouso.

Ajustar a posição de dormir

Dormir de lado em vez de dormir de costas ajuda a manter a garganta aberta. Você pode dormir com travesseiros ou camisetas especiais que impedem que você durma de costas. Para ter um sono mais confortável, vale até a pena trocar de colchão.

Mudar os hábitos alimentares

Mude seus hábitos alimentares antes de dormir e deite-se mais cedo para ver se isso resolve o problema. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e medicamentos que o deixam sonolentos, pois fazem com que sua garganta fique aberta enquanto você dorme. Se você fuma, pare. Os fumantes têm dificuldade para respirar em qualquer situação e isso piora ainda mais a respiração no caso da apneia do sono.

Se você tem esses sintomas, procure seu médico e peça a ele que indique maneiras para que você durma melhor. Esses sintomas não devem ser ignorados, pois o sono irregular causado pela apneia do sono pode causar aumento de peso, diabetes, infarto, hipertensão e problemas cardíacos. O objetivo em relação aos pacientes com apneia do sono é restaurar a respiração regular durante o sono a fim de ajudar seu corpo a restaurar a saúde.

Fazer o teste do sono

Se puder fazer o teste do sono — que é feito passando-se uma noite inteira no laboratório de testes — depois de ver os resultados, o médico indicará o que você pode fazer para melhorar o sono.

Advertisement

Possíveis tratamentos

Converse com o médico para descobrir o que você pode fazer para melhorar a situação.

Terapia CPAP

Essa terapia consiste em dormir com um aparelho CPAP (Continuous Positive Airway Pressure – Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas), que suavemente envia ar pressurizado por meio de um tubo e uma máscara com o propósito de manter as vias aéreas abertas.

Cirurgia

O tratamento também pode incluir uma cirurgia para abrir as vias aéreas em seu septo, o que ajudará seu organismo a respirar melhor.

Se você foi diagnosticado com apneia do sono, cuidar desse distúrbio ajudará seu cérebro e seu corpo a obterem a quantidade necessária de oxigênio para funcionarem normalmente. Com os tratamentos adequados, você, que sofre de apneia do sono, se sentirá melhor e terá mais energia para uma vida mais produtiva.

_Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original How to Deal with Sleep Apnea, de Valerie Steimle

Advertisement
Toma un momento para compartir ...