Dicas para aumentar sua segurança

Estar sempre alerta é muito mais do que uma frase dita pelos escoteiros, é uma realidade a qual precisamos nos habituar se quisermos permanecer seguros.

Renata Finholdt

Não somos só nós, cidadãos comuns, que gostamos de segurança, pode parecer contraditório, mas os bandidos também a almejam, porém de forma diferente.

Nós queremos sair às ruas, ou estarmos em nossa casa com a segurança de que nada de ruim ou violento vá nos acontecer; já eles, os bandidos, querem a segurança de que a situação é favorável para cometerem seus crimes. Por este motivo precisamos tomar constantemente alguns cuidados a fim de promover a nossa segurança e não a deles.

Quanto mais conhecimento de quais cuidados tomar, menos chances de você ser um alvo fácil para se tornar vítima de um assalto ou roubo.

Adesivos de veículos

Estes adesivos podem até mesmo serem graciosos, mas dão dicas para quem quiser saber sobre sua vida. Quantos filhos tem, onde mora, qual sua praia preferida, o nome de seus filhos, sendo assim, o ideal é evitá-los. Você nunca sabe se há alguém mal-intencionado querendo descobrir mais sobre você e sua família.

Saque bancário e bancos

Os caixas eletrônicos atualmente fazem quase tudo e poupam um bom tempo, mas, quando tiver necessidade de usá-los, procure um que seja dentro de algum ponto comercial.

Advertisement

O mesmo vale para as agências bancárias, as que ficam dentro de algum centro comercial são as mais seguras para você e as menos seguras para os bandidos.

Celular

Atender o celular enquanto estiver caminhando na rua não é uma boa ideia, se precisar atendê-lo entre em algum ponto comercial para fazê-lo, desta forma você estará mais seguro.

Nunca carregue o celular (e até sua carteira) no bolso de trás da calça, esse mal hábito é um chamariz para os assaltos. Os bandidos conseguem facilmente arrancá-lo de seu bolso e talvez você nem perceba!

Responder mensagens ou fazer qualquer outra atividade com o aparelho enquanto caminha distrai a pessoa e ela nem pode perceber que tem risco de assalto por perto. Deixe para fazer isso quando estiver em um local seguro.

Fones nos ouvidos indicam o uso de celular. Se estiver na rua não custa nada guardar os fones para evitar ser mais uma vítima de assaltos.

Advertisement

No carro

Nunca deixe bolsas ou objetos de valor no banco do carona, eles chamam a atenção mesmo quando estiver parada no farol. O melhor lugar para guardar a bolsa ou qualquer outro objeto de valor é dentro do porta-malas, um incômodo com certeza, mas uma boa forma de deixá-la mais segura.

Antes de entrar na garagem de casa com o carro uma voltinha atenta pela quadra pode lhe poupar um assalto e/ou o roubo do veículo. Notando qualquer suspeita, prefira adiar sua chegada e acionar a segurança do bairro ou a própria polícia.

Uma nova modalidade de assalto tem se tornado frequente, bandidos arremessam objetos no para-brisa do veículo impedindo a visão. Se isto acontecer, não ative o limpador, porque dependendo do que foi arremessado (ovos por exemplo) isso só vai piorar ainda mais a visibilidade. Não pare, diminua a velocidade e busque um posto de combustível mais próximo. Evite parar em locais ermos ou escuros se notar qualquer dificuldade com o veículo, bandidos adoram ciladas e esta pode ser uma!

Sua casa

Avise seus vizinhos no caso de uma viagem para que eles fiquem atentos a qualquer movimento estranho que possa acontecer no período em que você estiver fora.

Se morar em prédios nunca deixe as chaves na portaria. Se houver um assalto por lá seu apartamento poderá sofrer as consequências.

Advertisement

Grades e proteção são bem-vindas sempre, mas muros altos e portões fechados promovem a segurança do bandido depois que ele conseguir entrar, pense nisso!

No ônibus

Procure ficar sentada sempre próximo do cobrador, e nunca se isole em um local vazio do ônibus. Essa atitude poderá lhe expor a bandidos que roubam celulares e bolsas e saem facilmente na próxima parada.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.