Dia dos Pais: 9 qualidades de um bom pai

Um pai tem muitos papéis a desempenhar, todos projetados para enriquecer a sua vida e as vidas de seus filhos. Quando esses papéis são compreendidos e seguidos, toda a família é fortalecida.

Gary and Joy Lundberg

Quando me casei, sentia-me entusiasmado para estar com a minha esposa e iniciar a nossa vida juntos. Trazia no fundo de minha mente o pensamento sobre a chance de termos filhos e eu, então, tornar-me pai. Notem que esse pensamento já estava em minha mente enquanto eu ainda estava vivenciando a experiência de ser um marido recém-casado e de terminar meus estudos.

Minha esposa também estava gostando de seu novo papel, mas estava mais em sintonia com a ideia de ser mãe. Na verdade, ela me disse durante nosso tempo de namoro que ela queria ter treze filhos. Eu concordei. Claro, isso foi antes de termos o primeiro. Nossa jornada para ter filhos foi diferente do que esperávamos e levou mais tempo do que tínhamos previsto. Após cinco anos de espera, a ideia de ter uma grande família foi diminuindo. Porém, aceitamos a ideia de ter quantos filhos pudéssemos. O dia finalmente chegou e ficamos no quartinho de bebê recém-mobiliado com nosso filho nos braços. Estávamos felizes e humildes percebendo que nossas vidas foram mudadas para sempre.

Então o pensamento me atingiu: “Eu sou pai! Uau! E agora, o que eu devo fazer? O que meu pai fez e faz? O que o pai de minha esposa fez? O que os pais fazem? Onde está o manual de instruções?” Nem todas essas perguntas me atingiram ao mesmo tempo, mas elas vieram. Então, comecei a olhar para o meu pai com novos olhos – querendo aprender o que pudesse, sem ter que aprender da maneira mais difícil.

Muitas vezes, o papel de um pai é difícil de se notar no dia a dia. Devido ao aumento da taxa de divórcio e o abandono das famílias, muitas crianças crescem sem um pai em casa. Além disso, parece haver um maior esforço na mídia para banalizar o papel do pai. Podemos acrescentar ainda o incentivo à infidelidade no casamento e o mistério que parece rondar o que a vida de casado é. Tudo isso se combina para dar uma imagem confusa do que um pai realmente deve ser.

Recentemente fomos convidados a dar uma aula sobre as relações familiares e um dos assuntos foi o papel do pai. A questão colocada para a classe foi: “Qual você crê que deva ser o papel do pai?” À medida que os membros da classe respondiam, escrevíamos as respostas no quadro-negro. A lista começou a crescer e um pai levantou a mão e disse: “Podemos parar? A lista está ficando grande demais para mim”. Todos rimos e percebemos que começava a ser uma lista longa e pesada.

Advertisement

A lista

Aqui está o que um pai é (não necessariamente nesta ordem):

1. Provedor

Ele é um fornecedor estável e trabalha para atender às necessidades vitais de sua família.

2. Protetor

Ele faz tudo ao seu alcance para manter a família segura contra qualquer coisa ou ato que possa ferir ou prejudicar os membros da família física, emocional ou espiritualmente.

3. Professor

Ele compartilha seu conhecimento e princípios para ajudar os membros da família a crescerem e se desenvolverem.

4. Amigo

Ele demonstra bondade, compaixão e interesse pelos membros da família.

Advertisement

5. Exemplo

Ele mostra pela forma como vive um exemplo do que a família representa para si.

6. Patriarca

Ele é honrado em seu caráter moral e suas ações.

7. Disciplinador

Ele ajuda seus filhos a compreenderem seus próprios limites e as consequências associadas à quebra destes.

8. Líder espiritual

Ele faz a sua parte para ajudar a estabelecer a fé em Deus e a crença em princípios cujas responsabilidades são atribuídas a si.

9. Trata a mulher como uma rainha

Ele mostra o amor e respeito, e vive totalmente fiel à sua esposa. Ele compartilha a carga de trabalho em parceria com sua esposa.

Advertisement

Uau, essa é uma lista grande.

Uma jornada de pequenos passos

Tornar-se o pai que você quer ser é um caminho feito de pequenos passos. Você nunca é velho demais para aprender e mudar o que for necessário. Olhe para a lista acima e verifique se deixamos passar algo que você acha importante e, em seguida, faça a sua própria lista. Use-a como um parâmetro para saber em que ponto você se encontra nesta jornada. Se há algumas correções de curso necessárias, comece por essa área e faça as pequenas mudanças que você precisa para chegar aonde você quer estar. Em seguida, continue trabalhando as outras áreas para que você possa ser o pai que você quer ser.

As mudanças podem parecer estranhas à primeira vista e requerer persistência. Esta é a sua jornada pessoal – aquela que você escolheu e na qual quer ter sucesso. Isso exige esforço dedicado. Há uma citação atribuída a Ralph Waldo Emerson que diz: “Aquilo que persistimos em fazer torna-se mais fácil à medida em que o fazemos, não porque a natureza da tarefa mudou, é o nosso poder para fazer que aumentou.” Se você se lembrar isso, será certamente bem-sucedido em sua jornada para ser o pai que você quer ser.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger, do original 9 qualities of a good father.

Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email