Como ser uma pessoa mais íntegra e honesta

A honestidade e integridade são grandezas que nos moldam e purificam. Você pode nem ter dinheiro, mas ser for honesto é um dos homens mais ricos!

Fernanda Ferraz

Existe uma história que fala de “Um homem que foi certa noite roubar milho no campo do vizinho. Levou com ele seu filhinho para que este se sentasse na cerca e ficasse de vigia para alertá-lo caso alguém aparecesse. O homem pulou a cerca levando nos braços uma grande sacola, e antes de começar a pegar o milho, olhou em volta primeiro para um lado e depois para o outro. Como não viu ninguém, estava prestes a começar a encher a sacola”. (…) [Então o menino gritou]:

_“‘Pai, você se esqueceu de olhar um lado! (…) Esqueceu de olhar para cima’.”_(William J. Scott, “Forgot to Look Up,” Scott’s Monthly Magazine,dezembro de 1867, p. 953.)

Deus está sempre nos observando, ainda que achemos que não há ninguém olhando. Nosso caráter deve ser moldado pela integridade e boa ação de conduta e decisão em quaisquer momentos da vida.

1. Não podemos tirar proveito das situações

Não podemos ficar com o troco errado que ocasionalmente o vendedor venha a dar. Esse dinheiro certamente será descontado dele, ainda que feito por deslize ou esquecimento. Não podemos querer ter vantagens causando prejuízo a outra pessoa, isso não é correto.

2. Estamos sujeitos, mas não precisamos ceder

à tentação de ficar com algo que não é nosso. Não devemos cobiçar as coisas alheias, cada trabalhador é digno de seu salário e conquista. Não precisamos passar por cima de nada, nem ninguém para ter algo. De maneira humilde, com esforço e dedicação, com nosso próprio suor podemos conquistar os bens que almejamos.

Advertisement

3. Os olhos de Deus que tudo vê,

sabe de nossas necessidades e desejos. Deus nos entende, nada passa despercebido ao seu conhecimento. Não podemos achar que fazendo as coisas Ele não notará. Um dia prestaremos contas de tudo o que fizemos nesta terra e como nos sentiremos se tivermos tido uma má conduta e não nos esforçamos em melhorar, mesmo conscientes de que precisávamos mudar?

4. Precisamos ser verdadeiros, fiéis e exatos em nossas ações

Precisamos ser valentes na decisão de agir de modo positivo e correto. Agir, proceder e falar com honestidade e sinceridade de intenção, não promovendo a distorção das coisas. Sermos verdadeiros implica em dar o exemplo às pessoas, exercendo uma influência positiva em suas vidas.

5. Se agirmos contra esse princípio

estaremos agindo desonestamente, mentindo, roubando, trapaceando, prejudicando nossa imagem e o lado espiritual. Também estaremos sujeitos a desconfianças, as pessoas nos olharão de maneira suspeita e sua confiança em nós será abalada.

Richard G. Edgleycontaque durante as férias de verão trabalhou em uma pousada chamada Jackson Lake, em Moran, Wyoming.

Então decidiu viajar e visitar seu saudoso pai. Chegando lá Richard conta que foi recebido pelo pai com muita alegria, após abraços e brincadeiras, o pai dele olhou para o banco de trás do carro e viu três toalhas do tipo de que não eram vendidas, pois pertenciam à pousada. Com um olhar de decepção o pai disse: _“Eu esperava mais de você”. Richard não achava que fizera algo tão errado. Para ele, as toalhas eram apenas a lembrança de um verão inteiro de trabalhos num hotel de luxo, uma espécie de “rito de iniciação”. Contudo, ao levá-las para casa, __sentiu que perdera a confiança e o respeito do pai, e ficou arrasado.___

Advertisement

No fim de semana seguinte, ele começou a viagem de quase 600 quilômetros de volta à Pousada Jackson Lake para devolver as toalhas. Seu pai não perguntou o motivo de sua volta à pousada, e ele também não explicou. Nem era preciso. Foi uma lição cara e dolorosa sobre honestidade, que o acompanhou ao longo de toda a vida.

Essa história é real e talvez para alguns pareça algo tolo. Ah! Afinal eram apenas três toalhas, e dessa forma quando começamos a pensar assim, todo o resto se torna bobagem e acabamos por achar que podemos “pegar” emprestado e depois devolver, ou achamos que a outra pessoa não precisa daquilo e tentamos assim justificar nossos atos errados.

6. A honestidade é a verdadeira base de uma vida cristã

Tornamo-nos pessoas melhores quando agimos com integridade e transparência. Não precisamos fingir. Apenas agir de acordo com o que é certo. Devemos lembrar que mesmo que pareça que não existe ninguém olhando, temos nossa própria consciência e também o olhar do alto em nossa direção. As escrituras nos fazem uma pergunta:

“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

(Marcos 8:36)

Essa honestidade inclui atitudes como

  • Ser verdadeiro profissionalmente.

    Advertisement
  • Não haver segredos entre marido e mulher.

  • Falar a verdade sempre.

  • Honrar seus compromissos e promessas.

  • Fazer ao outro o que gostaria que fizesse a você.

  • Não tomar o que não lhe pertence.

    Advertisement

São essas pequenas lições que nos fazem lembrar que se desejamos um mundo melhor, mais seguro, honesto e feliz, precisamos agir de acordo.

A honestidade e integridade são grandezas que nos moldam e purificam. Você pode nem ter dinheiro, mas ser for honesto é um dos homens mais ricos!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.