Como ser menos egoísta e mais altruísta

Veja 4 sugestões simples que poderão ajudá-lo a tornar-se uma pessoa mais preocupada com as necessidades do próximo.

Erika Strassburger

Segundo a Wikipédia, “Egoísmo (ego + ismo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona .”O altruísmo é o oposto. É quando uma pessoa abre mão de seus próprios interesses para se dedicar a outras pessoas.

“Todo homem deve decidir se ele vai caminhar na luz do altruísmo criativo ou na escuridão do egoísmo destrutivo.” Martin Luther King Jr.

Uma pessoa não precisa ser extraordinária para demonstrar preocupação em relação às necessidades alheias. Qualquer um que desejar pode fazê-lo. Darei 4 passos simples que poderão mudar a sua vida e a de quem você ajuda:

1 – Faça sérias reflexões sobre a vida

Qual o propósito da mortalidade? O que virá depois dessa vida? O que Deus espera de você? O que tem feito para cumprir a sua missão na terra?

A mortalidade é um tempo de aprendizado, uma época em que estamos nos preparando para voltar ao Lar Celestial para receber algo maior do que qualquer fortuna que poderíamos acumular nessa existência: a vida eterna. Nosso Pai Celestial é um Pai amoroso e espera, entre outras coisas, que O ajudemos no trabalho de abençoar Seus filhos (nossos irmãos). Compete a nós cumprir essa missão, desfrutarmos do doce espírito que emana do serviço ao próximo e prepararmo-nos para algo maior; ou perder a chance de fazer o bem aqui, perdendo a alegria de servir e o nosso galardão no porvir.

Advertisement

2 –Trace metas

Se você deseja deixar o egoísmo de lado e preocupar-se mais com seu semelhante, materialize seu desejo escrevendo num papel e fixando-o num lugar onde você pode visualizá-lo diariamente.

3 – Seja mais observador

Depois de reconhecer o valor do serviço abnegado e traçar metas para ser mais prestativo, é hora de olhar à sua volta para identificar aqueles que possam estar precisando de você. Seus familiares, amigos, vizinhos, conhecidos ou desconhecidos.

4 – Aja

Você não precisa fazer muito para praticar o altruísmo. Atitudes simples podem fazer uma enorme diferença na vida de quem você ajuda. Você pode fazer coisas como:

  • Dar uma carona.

  • Doar sangue.

    Advertisement
  • Ser doador de medula.

  • Ser gentil e solidário com seu novo colega de trabalho.

  • Dar a devida atenção a alguém que se sente excluído.

  • Deixar alguém que está com muita pressa passar na sua frente.

  • Envolver-se em projetos de serviço para beneficiar os menos favorecidos.

    Advertisement
  • Compartilhar seu alimento com os necessitados. Etc.

Ao doarmos mais de nós mesmos, nosso tempo, talentos e outros recursos aos outros de maneira altruísta, nosso amor ao próximo aumenta e nos aproximamos mais do Senhor.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.