Como se divertir e cozinhar com seus filhos

Faça dos momentos de preparar as refeições algo melhor ainda. Que tal se divertir e cozinhar com seus filhos?

Jacira Silva dos Santos Araujo

Alguns acreditam que cozinhar é um dom. Imagine então cozinhar junto com um dos mais valiosos presentes da vida que são os filhos? Com certeza mesmo que você não saiba cozinhar direito, faça disso um momento de alegria.

Devemos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos proporciona para curtir a nossa família, e principalmente os filhos, que um dia crescerão e terão que cuidar de seu próprio lar. Faça com que a sua cozinha seja um local de divertimento e aprendizagem, esses períodos certamente ficarão marcados na memória tanto dos pais como dos filhos.

Faça da cozinha um cantinho de diversão

É muito gostoso saborear uma comida feita com muito carinho e amor, por isso faça de sua cozinha um cantinho divertido para que seus filhos possam estar presentes para conversar, pedir conselhos e até mesmo trocar receitas; é neste cantinho que aos poucos os conhecimentos culinários podem ser trocados e também aprendidos.

Tire um dia para levar seus filhos à cozinha e prepararem uma refeição juntos, isso parece simples, mas é em locais aconchegantes como esses que seus filhos aprendem a fazer algo, e em períodos de dificuldade poderão colocar em prática.

Os seus filhos serão eternamente gratos, principalmente quando estiverem, por exemplo, morando sozinho porque foram fazer uma faculdade fora e seus pais não estarão por perto, ou até mesmo no dia em que se casarem e tiverem que preparar suas próprias refeições para agradar ao cônjuge.

Advertisement

Dicas de como se divertir e cozinhar com seus filhos:

Escolha a receita favorita deles

Coloque seus filhos para pôr a mão na massa, ou seja, mãos ao trabalho! Mostre a eles onde erraram, onde acertaram, mas sempre com um sorriso no rosto mostrando sua felicidade de tê-los por perto.

Música ambiente

Escolha uma música divertida ou deixe que o seus filhos escolham, se interesse no que eles tenham a dizer, pergunte como foi seu dia, mas não esquecendo o foco, que é cozinhar.

Planejar as refeições

Aproveite esta oportunidade para planejar o que eles gostariam de comer nas próximas refeições, e ensine-os a balancear com alimentos que sejam saudáveis para o corpo.

Designar

Para demonstrar que você confia neles, deixe designado um dia para que eles sejam responsáveis pela preparação dos alimentos, é claro, sempre com a supervisão dos pais, mas isso lhes dará mais responsabilidade, além de transmitir que você confia neles.

Advertisement

O tempo passa, mas as lembranças ficam

“O tempo é algo que não volta atrás, por isso plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores …” (William Shakespeare).

As lembranças desses momentos fortalecerão seus filhos, e eles serão eternamente gratos por terem pais que nas pequenas coisas do seu dia a dia, souberam aproveitar para ensinar-lhes coisas que levarão para toda a vida.

Talvez alguns filhos no começo achem chato porque gostariam de estar fazendo outras coisas, mas a perseverança pode fazê-los mudar de ideia, lembre-se: seja amigo(a) deles, respeite o seu ritmo de trabalho, cada um tem sua personalidade, nem sempre o que fazemos com um, pode funcionar com o outro; procure identificar a necessidade deles e trabalhe como mãe e pai para ajudá-los a enfrentar os desafios da vida. Separar esses momentos de cozinhar juntos pode ser o caminho de aproximação, então aproveite!

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.