Como reconhecer e vencer situações de estresse

Aprenda com este artigo como vencer as situações de estresse, melhorando sua qualidade de vida!

Fernanda Ferraz

Uma situação de estresse é aquela que o deixa a ponto de explodir por qualquer coisa, você se sente irritada e abalada física ou emocionalmente. Às vezes desconta em outras pessoas que não têm nada a ver e sente e sabe que acaba prejudicando seus relacionamentos porque perdeu o controle em um momento ou situação de estresse.

Com isso você percebe o quanto o estresse é negativo. Ele não só lhe aflige nas relações sociais, mas dentro de si mesma, fisica e biologicamente.__Seu corpo sofre alterações químicas que a prejudicam. Talvez além do estresse você sinta dores de cabeça, tontura, mal-estar e tudo isso pode ser sinal de irritabilidade emocional, seu corpo está dizendo: “Pare já!”.

Talvez você sinta alguma dificuldade em controlar seu estresse e se manter saudável, sem pensamentos e ações negativas. As situações de estresse podem ser causadas por nós mesmos com nossas atitudes egoístas ou causadas por outras pessoas, no meio em que vivemos. Por exemplo, causadas por nós mesmos é quando agimos de forma errada e isso acarreta consequências desastrosas ou difíceis que nos prejudicam de alguma forma, como:

Fofocar

Deixar de fofocar sobre a vida alheia lhe ajudará a não se estressar. É muito ruim quando você se envolve em algum comentário e se vê acuada tendo que dar explicações por ter dito algo de forma inconsequente ou impensada. Não podemos sair atacando ninguém, mesmo que as pessoas tenham agido de forma errada ou falsa. Devemos nos afastar de pessoas que gostam de maledicência, pelo menos nos momentos dos comentários. Vemos algumas pessoas entrarem em enrascada porque falaram mal do chefe, de alguém da família ou até do cônjuge! Se quiser viver sem estresse esse é o primeiro passo! Pare já de fofocar! Prefira ser conhecida como alguém que procede corretamente em todas as coisas, do que como difamadora!

Difamar alguém

Esse também é outro lado da fofoca, quando difamamos alguém agimos imensamente mal. Dizer que determinada pessoa está fazendo algo, mesmo que você tenha visto ou tenha provas, saiba que difamá-la não lhe elevará em nada. Se você pensar bem, verá que é mais útil e saudável você se sentar com a pessoa que age mal e ter uma conversa, não para apontar o dedo, mas para ajudá-la, algumas pessoas cometem erros graves porque estão perdidas, confusas ou com medo, às vezes, erradamente, pensam que fazer “aquilo” irá ser bom, irá aliviar ou trazer felicidade, quando na verdade ela mesma é a maior prejudicada, então não piore a vida da pessoa, não a difame, converse com ela e abra seus olhos de maneira amiga e amável!

Advertisement

Desejar mal ao próximo

Esse é outro ponto de estresse. Quando desejamos mal às pessoas uma carga altíssima de negatividade retorna para nós! Mesmo que determinada pessoa tenha lhe feito um terrível mal, aprenda a perdoar, a seguir em frente, isso não significa que você vai ser amiga da pessoa, mas quer dizer que você é superior ao ato que essa pessoa lhe fez e soube ser justa quando deixa nas mãos do Senhor suas dores e problemas!

Ser conivente com o erro

Quando participamos do erro de alguém acabamos por nos meter em uma encrenca! Isso com certeza causará muito estresse e problemas. O melhor é agirmos de maneira correta e consciente sempre, muitas coisas e atitudes nunca serão vantagens, ainda mais se for para enganar o próximo ou possuir algo que não seja de nosso direito!

Aceitar subornos de qualquer espécie

Quando agimos dessa forma estamos nos envolvendo com sérios problemas que abrangem nosso caráter, grau de honestidade, repercussão e consequências eternas! Pagaremos um preço muito alto se nos envolvermos com uma atitude assim, podemos ser presos e ter sérios problemas com a justiça! A nossa condição de liberdade não pode ser comprada por nenhum preço!

Ser egocêntrico

É quando só pensamos em nós mesmos

ou achamos que só nós temos razão e somos o centro de tudo, sem avaliar como nossas decisões irão impactar a vida de outrem. No dicionário informal diz que:“Egocentrismo é a qualidade da personalidade humana que remete ao indivíduo que prioriza a si (seus desejos, pensamentos e necessidades) diante da realidade, tornando-se imerso em uma fantasia apropriada a esse padrão de aceitação e não enxergando a realidade da vida social e das necessidades de outros indivíduos em relação às suas”. O egocentrismo afasta as pessoas, porque demonstra grande egoísmo de nossa parte! Com certeza o egocêntrico sente muito estresse quando se vê ignorado ou quando não consegue o que almeja. Se você se encontra nesta posição, precisa com urgência trabalhar nisso!

Frustação

Outro ponto de estresse pode ser as frustações. É preciso que tenhamos na mente e no coração que nem sempre em nossos trabalhos ou negócios iremos acertar, as falhas irão acontecer e isso fará parte de nosso desenvolvimento. Não acertaremos sempre, mas com o aprendizado compreendemos que podemos melhorar!

Advertisement

Se aborrecer facilmente

Isso traz muito estresse, quando agimos com falta de autocontrole e por qualquer coisa explodimos, perdemos a cabeça, reagimos violentamente com qualquer pessoa, gritamos ou berramos, consequentemente receberemos a mesma carga negativa que estamos oferecendo, ainda que não percebamos o quanto isso nos afeta e faz mal!

Competição interpessoal

Competir sempre pode gerar estresse, é preciso muita sabedoria para participar de certas competições, se for para elevar, tudo bem, mas se você sente que isso lhe traz sentimentos ruins, é hora de melhorar e mudar!

Ansiedade

Algumas pessoas são muito ansiosas e precisam aprender a controlar melhor a ansiedade para que não afete seu humor.

Baixa autoestima

Um santo remédio para a baixa autoestima é saber se valorizar e buscar fontes edificantes em sua vida. Retirar todo o lixo e agir de maneira bela é o melhor, sempre será! Busque:

  • Orar mais.

    Advertisement
  • Ler as escrituras.

  • Ouvir hinos e melodias edificantes, que não possuam palavrões ou palavras de duplo sentido.

  • Reservar mais tempo para si e para o que mais importa, sua família.

Seguindo esses passos você verá no dia a dia que seu estresse será eliminado e sua força renovada!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.