Como podemos ajudar alguém doente

Sua atitude caridosa pode ser de muita valia na vida de uma pessoa enferma e de seus familiares. Veja como ajudar.

Erika Strassburger

Qualquer pessoa, independente da idade e de outros fatores, pode ser acometida por alguma doença que poderá lhe deixar dependente parcial ou totalmente de outras pessoas. Quando isso acontece, a família do doente fica bastante sobrecarregada. Toda ajuda é bem-vinda e aliviará bastante o fardo dos familiares.

Você pode ser uma mão amiga necessária ou bastante útil nos momentos de enfermidade. Sua ajuda pode ir além das paredes do próprio lar e mesmo das fronteiras familiares. Seus amigos e vizinhos podem precisar de você. “Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui.”Caio Fernando Abreu.

Veja o que você pode fazer para ajudar:

1 – Ofereça-se para ficar com o doente

Você pode reservar algumas horas semanais para ficar com ele, enquanto os responsáveis descansam ou fazem outras coisas.

2 – Ajude-o em algo que ele esteja impossibilitado de fazer

Você pode fazer algo por ele que ele não pode fazer, como consertar algo, limpar a casa, buscar um remédio na farmácia, fazer compras no mercado, etc.

Advertisement

3 – Faça algo pelo familiar do doente

Por exemplo, se o seu vizinho precisar sair de casa para cuidar de um familiar doente, você poderá se oferecer para cuidar dos filhos dele, da casa dele ou fazer qualquer outra coisa, enquanto ele estiver fora.

4 – Dê uma carona

Se ele não tem carro e precisa ir a uma consulta ou a outro lugar, dê-lhe uma carona. Não deixe que uma pessoa enferma seja espremida dentro de um ônibus ou gaste horrores com táxi se você estiver desocupado e pode levá-lo.

5 – Coloque-se à disposição para alguma emergência

Algumas doenças exigem idas constantes a emergências de hospitais. Você pode colocar-se à disposição dele em determinados horários para levá-lo numa situação emergencial. É um grande apoio para seus familiares.

6 – Faça visitas

Você pode dar apoio ao doente, simplesmente fazendo-lhe visitas. Leve-lhe um bolo ou algumas frutas para ele. Certifique-se das suas restrições alimentares.

7 – Faça contato com pessoas que podem ajudar

Tente contatar seus amigos médicos, psicólogos ou outros profissionais que podem dar uma assistência ao doente.

Advertisement

Sua atitude solidária certamente aliviará o fardo do doente e de seus familiares. Você se sentirá feliz por estar sendo útil e por estar seguindo os passos do Salvador. Howard Hunter disse: “Precisamos trilhar mais decidida e caridosamente o caminho que Jesus mostrou. Precisamos ‘parar para ajudar e levantar o outro’ e, certamente, encontraremos ‘força além de [nossa] própria’. Se fizéssemos mais para aprender a ‘arte do curador’, haveria chances incontáveis para usá-la para tocar os ‘feridos e cansados’ e mostrar a todos ‘um coração gentil’.”

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.