Como manter sua família unida à medida que ela aumenta

Como manter a união quando os filhos saem de casa, formam suas próprias famílias, ou quando moram longe? Dicas para unir a família.

Fernanda Ferraz

A família cresce, os filhos saem de casa, os netos chegam, e cada um forma sua própria família. Então talvez os pais de vez em quando olhem pela casa e sinta saudades daquele tempo que, como pais, não sobrava tempo para nada: que dormir oito horas era um luxo, comer devagar saboreando a refeição era raro, mas que esse tempo deixou saudades.

Então como unir ainda mais essa família que expandiu e construiu outros alicerces, um pouquinho distantes dos pais? Sabemos que alguns filhos e netos foram morar em outro lugar, até em outro país, mas algo que não pode ser quebrado de jeito nenhum, não importa a distância física que exista, é o amor; esse sim, verdadeiramente, transpõe barreiras e vence o que parecia ser invencível.

Constância

. Ser constante na vida familiar é muito importante, saber como estão, se precisam de algum tipo de ajuda, estar presentes, ainda que seja no sentimento.

Manter contato

. Caso morem em outro lugar, você pode ligar, falar pela Internet, e até verem um ao outro por programas instalados no computador como Skype, ou outros programas que contenham programas de vídeo chamada.

Sair juntos

. Vocês podem sair juntos para qualquer lugar, ir ao shopping tomar um sorvete, caminhar no parque e fazer inúmeras atividades juntos.

Advertisement

Comemorar juntos

. Podem fazer de datas simples, datas especiais para serem comemoradas e reunir toda a família.

Delicioso jantar

. Podem reunir-se e elaborarem juntos uma maravilhosa refeição, cada um pode levar um prato a seu gosto e desfrutarem de mais um momento de união.

Cantar

. Aproveitem os bons momentos e cantem juntos. Um pega o violão, outro pega a flauta, outro toca o piano e as belas vozes entoam a canção.

Fazer projetos

. Podem elaborar juntos, fazerem projetos comunitários, quem sabe visitar órfãos e apresentar uma boa peça infantil, isso alegrará o dia das crianças que foram abandonadas.

Flores e jardim

. Fazer montagens florais, arranjos e enfeitar a casa é uma boa atividade para todos na família.

Advertisement

Rosquinhas e chá de camomila

. Que tal sentar na varanda fresquinha, comendo rosquinhas, com um chazinho para refrescar e bater aquele bom papo.

Envolver-se

. Envolver-se na rotina familiar fortalece os corações, aproxima cada um dos membros e os ajudam a seguir seus caminhos sem esquecerem do principal: O amor que os unem.

Fazer cursos juntos

. Fazer algum curso juntos, aprender e ensinar um ao outro.

Apoiar-se mutuamente

. Algumas vezes momentos difíceis ocorreram, esse é o momento de unirem-se ainda mais e apoiarem-se nas dificuldades.

Incentivar

. Incentivar no progresso, na busca e realizações de ideais.

Advertisement

Amar

. Não importa quantos defeitos uma pessoa possua, o amor verdadeiro faz superar todas as falhas e distribui carinho e afago sem cobranças.

Oração familiar

. A oração eleva e acalenta os corações feridos. A oração aproxima e reintegra cada membro. Às vezes leva-se tempo para todos estarem unidos, mas com perseverança, fé e oração, toda a dor pode ser curada.

Hoje é o meu dia

. Este dia pode ser o dia dos avós, o dia dos pais, o dia dos tios, por exemplo. Você pode estipular que dias na semana quer curtir seu sobrinhos ou seus netos sozinhos, e denominar como o dia da vóvó, ou o sábado entre tios e sobrinhos e desenvolverem atividades que gostam e divertir-se muito brincando e curtindo a família.

Estar junto pode não ser estar fisicamente ao lado, mas é estar presente a todo momento com o coração.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.