Como lidar com favoritismo dos pais

Experiências boas e ruins fazem parte do cotidiano das famílias. E nenhuma família vem com manual de instruções. Erros são cometidos, mas com amor, podem ser solucionados.

Elaise G. Lima

Os filhos são uma bênção divina, a maioria dos pais sabe disso.. E sabem que dentro dos laços familiares podemos viver experiências bastante significativas.

Experiências boas e ruins fazem parte do cotidiano das famílias. E, diante de toda essa diversidade, pode ocorrer de um ou ambos os pais criar um vínculo mais próximo com um dos filhos.

Quem não já conversou com um amigo cujo assunto girou em torno de alguma queixa sobre o favoritismo dos pais? Quem não já conheceu uma família onde havia evidências que um dos filhos recebia mais carinho e atenção que os outros.

Favoritismo e resultado na personalidade

É preciso estar atento, pois o favoritismo pode ser o indício do desenvolvimento de problemas mais sérios.

É normal um dos filhos apresentar uma personalidade com características e preferências mais compatíveis com um dos pais. Mas isso não é motivo para pôr de lado as “preferências” dos outros filhos.

Advertisement

Dependência e controle

Outro fato comum é quando um dos filhos se mostram mais independentes. Os pais redobram a atenção ao filho mais dependente e esquecem que filhos “independentes” e “dependentes” precisam de igual atenção. O afeto dos pais é imprescindível para todos os filhos.

O que fazer quando um filho se sente excluído

Numa família grande é comum um dos filhos se sentir excluído. O filho ou filha que se sentir excluído pode ter uma conversa franca com os pais, expor como se sente. Acreditem, às vezes os pais podem não estar percebendo que estão dando demasiada atenção a um único filho. Os filhos não devem se sentir inibidos ou ofendidos por precisarem tomar essa iniciativa. Na maioria dos casos os filhos desejam que a percepção do problema parta dos pais, o que nem sempre ocorre.

Em todo o caso, o diálogo sincero é a melhor solução, o problema pode não ser resolvido de imediato, mas o primeiro passo, sem dúvida, é tentar conversar.

Toma un momento para compartir ...

Elaise G. Lima

Elaise Lima é revisora de textos. Atua como editora-chefe para o site familia.com.br.