Como fortalecer o casamento quando não há familiares por perto para cuidar das crianças

Ideias e sugestões sobre nutrir o relacionamento quando o casal mora longe da família e não tem com quem deixar as crianças.

Suzana Ribeiro

É muito falado que os casais devem continuar namorando por todo casamento, porém isso se torna mais difícil com a chegada dos filhos e durante os anos em que eles ainda são pequenos, especialmente quando não há familiares por perto, com quem possam deixar as crianças de vez em quando.

Nem sempre é possível morar perto dos pais, e se o casal é novo na cidade e não tem muitos conhecidos as coisas ficam ainda mais complicadas. Seguem algumas dicas que podem ajudar a nutrir o relacionamento conjugal nessas circunstâncias:

1. Procure uma pessoa de confiança que possa servir de babá ocasionalmente

Isso pode ser um desafio se não houver muitas opções com referências ou mesmo amizades já desenvolvidas no local, mas não é impossível! Continue procurando, ficando atento(a) às possibilidades e vá testando a eficiência da pessoa aos poucos, pedindo que ela cuide das crianças enquanto você está em casa, para analisar sua forma de agir e deixar seus filhos(as) se acostumarem com ela. Faça saídas curtas no começo e quando sair, permita-se relaxar e aproveitar o momento.

2. Quando for visitar os parentes ou receber suas visitas, tente encaixar uma saída a sós com seu cônjuge. Aproveite a confiança de ter deixado as crianças com pessoas mais próximas e se divirtam! Vão andar ou correr pelo parque, assistir a um filme no cinema, jantar tranquilamente em um lugar reservado, ou fazer qualquer outra coisa agradável. Não discutam problemas, mas se sentirem necessidade, esse pode ser um bom momento para conversarem e se entenderem melhor.

3. Uma boa solução para arranjar tempo a sós é colocar as crianças na cama mais cedo

Se tiverem um bebê, pode ser mais difícil, mas não custa tentar! Quando os filhos(as) são maiorzinhos, a partir de 1 ano e meio a 2 anos, já é mais fácil colocá-los para dormir e se isso ocorrer mais cedo, antes do casal estar exausto, podem ter tempo de qualidade juntos, em casa, mesmo sem fazer nada especial.

Advertisement

4. Planeje com antecedência

Dependendo da idade de seus filhos(as), é possível escolher um dia da semana para assistir a um filme com seu cônjuge ou fazer qualquer outra coisa juntos, liberando um cômodo para as crianças brincarem – espalhando os brinquedos, colorindo, se fantasiando, vendo desenhos, etc. Ao fim da noite, vocês se juntam para arrumar a bagunça. Provavelmente serão interrompidos várias vezes, mas com bom humor e boa vontade, podem aproveitar mesmo assim.

5. Façam programas familiares divertidos

. O relacionamento do casal também é fortalecido ao ver os filhos(as) brincando, aprendendo, descobrindo e dando risada, mesmo que não saim muito a sós, vocês podem permanecer unidos desfrutando essa fase da vida e curtindo juntos os preciosos filhotes.

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.