Como fazer seu animal perder peso

A obesidade é um grave problema da sociedade atualmente. Os animais não estão livres dela. Saiba como ajudar seu bichinho a chegar ao peso ideal.

Fernanda Ferrari Trida

Por definição, obesidade é a presença de gordura corpórea em excesso suficiente para comprometer a função fisiológica normal ou predispor a problemas metabólicos, cirúrgicos e/ou mecânicos. Somos martelados o tempo todo com informações sobre os males que a obesidade nos causa. Sabemos que devemos manter uma vida sadia se queremos ter uma vida longa. Mas será que pensamos o mesmo quando se trata de nossos animais? Quando ouvimos que nosso cão ou gato é “fofinho” ou “parece uma bolinha”, acreditamos estar no caminho certo. Mas isso não é nada bom, no fim das contas.

Peso também é importante para o animal

Animal magro não é sinônimo de animal doente. Mas, tem gente que não pensa assim e oferece ao seu companheiro mais ração do que deveria, além de dar bifinhos, biscoitos, frutas, doces e pizza, entre outros petiscos. O resultado é um bichinho gordo e propenso a desenvolver graves doenças. Dentre as principais consequências estão problemas ortopédicos, articulares, respiratórios, cardíacos e o diabete. Como se pode ver, não são poucos os motivos para que você auxilie seu companheiro a emagrecer.

Alimentação equilibrada e correta

Nosso cão ou gatinho não precisa passar fome para chegar ao peso ideal e mantê-lo. Existem rações comerciais, com teor de gordura reduzida, que são muito boas e gostosas. Elas devem ser oferecidas várias vezes ao dia e em pequenas quantidades para que a sensação de saciedade seja maior. Só que os petiscos precisam virar coisa do passado. Toda a família deve se envolver no processo, não oferecendo comidinhas quando o cão ou gato pedir.

Exercícios saudáveis

Além disso, exercício físico é importantíssimo. Para os cães, passeios na rua são o melhor, porque além de auxiliar no processo, desestressam o animal (e o dono!). Já para os gatinhos, brincadeiras que envolvam correr atrás de um cadarço de tênis ou um ratinho de tecido podem ser bem eficazes.

Temos que cuidar dos nossos animais como cuidamos de nossa família. Afinal, eles nos doam amor incondicional. Temos que retribuir da melhor forma possível!

Advertisement

Para mais informações, leia também o artigo Alimento de bicho x Alimento de gente.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferrari Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.