Como evitar o esfriamento da relação

Evitar que um relacionamento esfrie requer amor e dedicação. Se reconhecermos as "ervas daninhas" que podem minar nossa relação, seremos capazes de evitar que o estrago seja permanente.

Taís Bonilha da Silva

O esfriamento da relação entre um casal casado, de noivos ou de namorados geralmente acaba por destruí-lo. Para evitar que isso ocorra, os relacionamentos devem ser cultivados como uma plantação. Deve ser cuidadosamente regado e protegido de insetos e de “ervas daninhas”.

As ervas daninhas são plantas que crescem espontaneamente em meio a plantações e as agridem negativamente. Não podemos deixar que “ervas daninhas” cresçam em meio a nosso relacionamento esfriando-o tão negativamente a ponto de destruí-lo por completo.

O problema é quando deixamos brechas para que essas “ervas daninhas” cresçam e acabem com toda a “boa plantação”. Saber quais tipos de “ervas daninhas” podem destruir um relacionamento é fundamental para evitar o esfriamento da relação.

Falta de atenção para com o outro

Quando uma das pessoas do casal deixa de dar atenção ao outro, a pessoa se sentirá abandonada e desprezada, e esse tipo de “erva daninha” é muito prejudicial e perigosa para os relacionamentos. Todos nós gostamos de nos sentir queridos e apreciados. Para evitar o esfriamento da relação invista em atenção para com seu companheiro, elogie sempre, diga-lhe o quanto o ama e demonstre em atitudes o quanto você se importa.

Rotina

A rotina é inevitável. Todos caímos nela vez ou outra. Nos relacionamentos é importante perceber quando a rotina está sendo prejudicial para a relação. Às vezes um casal vive bem com a rotina, mas outras vezes não, e se esse for o seu caso procure inovar e surpreender. Tais atitudes podem dar uma injeção de ânimo em qualquer relacionamento e resgatar laços muitas vezes perdidos.

Advertisement

Amizades

Amizades são muito importantes, mas quando se tem um compromisso com outra pessoa, por uma questão de respeito, há de se ter bom senso para com as amizades. Se você deixar sua companheira para sair com amigos com muita frequência, passará a impressão de que prioriza mais os amigos do que sua companheira. O bom senso nessa hora é fundamental.

Críticas

Críticas demasiadas são péssimas para qualquer relação, então abstenha-se de criticar, ao invés disso busque as qualidades naquele que você escolheu para estar ao seu lado. Thomas S. Monson, disse: “Faça sua escolha e ame sua escolha”.

Falta de romantismo

O romantismo no relacionamento é muito importante para mantê-lo vivo. Ser romântico não significa somente presentear, fazer surpresas ou ficar mimando o tempo todo. O romantismo que aquece uma relação vai muito além, passa pelo respeito, fidelidade, honestidade e compreensão. Esses são requisitos essenciais para se manter um relacionamento.

Evitar que um relacionamento esfrie requer amor e dedicação, mas se reconhecermos as “ervas daninhas” que podem minar nossa relação seremos capazes de evitar que o estrago seja permanente. Sempre vale a pena lutar por aquilo que nos faz feliz.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.