Como ensinar seus filhos sobre o amor

Esta pequena história real a seguir irá tocar seu coração e dar-lhe algumas maneiras práticas para infundir sua casa com mais amor, fé e compaixão.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Jon Weece é um dos meus autores e professores da Bíblia favoritos. Ele tem um coração de ouro, e seu amor por Deus e pelas pessoas é verdadeiramente inspirador. Eu li recentemente seu novo livro, Jesus Prom: Life gets fun when you love people like God does (Tradução livre: A vida é melhor quando se ama as pessoas como Deus as ama), e rapidamente se tornou um dos meus livros favoritos. É engraçado, inspirador e profundamente verdadeiro. Se você puder, definitivamente deveria lê-lo.

Eu pedi para que Jon escrevesse um post como convidado, porque eu acho que suas ideias sobre assuntos de fé e família poderiam ser um grande encorajamento para vocês. Esta pequena história real a seguir irá tocar seu coração e dar-lhe algumas maneiras práticas para infundir mais amor, fé e compaixão em sua casa.

“Impressões Labiais”

Por Jon Weece

“Donnie é mais do que um amigo. Ele é um membro da minha família.

Advertisement

Celebramos seu aniversário, passamos o Natal com ele, o levamos para cortar seu cabelo, fazemos suas compras no supermercado, e buscamos seus remédios. Minha atividade favorita é cantar karaokê com Donnie. Ele é muito divertido!

Eu tenho um filho de 10 anos e uma filha de 12 anos, por nascimento. Aos 40 anos, sou pai de um homem de 54 anos com necessidades especiais por ausência de outros. Ninguém mais assumiu a responsabilidade por Donnie, então eu o fiz.

A minha foto com Donnie resume minha relação com ele.

(Jon Weece and Donny)

Ele é uma fonte de grande alegria na minha vida.

Advertisement

Decidi expor meus filhos a Donnie toda semana, porque eu quero que meus filhos entendam a natureza do amor. Quando se trata de Donnie e amor, nós adotamos uma frase em família que capta nosso compromisso com ele.

“Não importa o que aconteça.”

Não importa se Donnie disser algo inapropriado, vamos amá-lo. Não importa o que Donnie faça que seja frustrante, nós vamos amá-lo.

Leia: Como ensinar os filhos a desenvolver a virtude da caridade

Os palavrões e insetos infestaram a casa dele. Não importa quantas vezes nós pedimos para ele tomar cuidado com sua linguagem e não importa quantas vezes lhe pedimos para limpar seu apartamento, Donnie esquece.

Advertisement

Nesse sentido ele é como eu.

Eu digo e faço coisas o tempo todo que meu Pai me pediu para não fazer. Mas Ele me ama mesmo assim. Meu Pai continua a reservar um lugar para mim em Sua mesa, então eu continuo colocando um lugar para Donnie na minha.

Não importa o que aconteça.

A última vez que Donnie esteve em minha casa, nós assistimos um DVD dele cantando em nossa igreja. Ele estava tão orgulhoso de seu desempenho que nós o assistimos 6 vezes! Quanto eu tirei o DVD, Donnie se levantou, foi até a TV, e deu um beijo nela.

Toda vez que eu assisto esportes na TV, eu me lembro de Donnie porque há duas impressões labiais em minha tela que eu não consigo tirar.

Advertisement

Eu sou um marido melhor por causa de Donnie. Eu sou um pai melhor por causa de Donnie. E o motivo pelo qual eu posso dizer isso com confiança é por causa do amor que recebemos dele.

Leia:

Donnie ama minha família não importa o que aconteça.

O que damos a Donnie não se compara ao que recebemos dele.

Meus pais pegavam pessoas precisando de carona e moradores de rua o tempo todo. Quando eu era criança, eu nunca sabia quem iria se sentar em nossa mesa para o jantar ou dormir no quarto de hóspedes a cada noite. Meus pais tinham um casamento altruísta porque eles viviam uma vida altruísta.

Advertisement

Nada destrói uma família mais rápido do que o egoísmo. Nada revive uma família como o altruísmo.

A descrição do meu trabalho como marido e como pai é a mesma – lavar pés sujos. Eu quero que meus filhos me vejam lavar os pés de sua mãe e os pés de Donnie. Nós nunca podemos lavar pés demais e nenhum pé é sujo demais para ser lavado.

Jesus lavou os pés de Judas.

Por que ele lavou os pés de Judas?

Porque Jesus amava as pessoas. Não importa o que elas falavam ou faziam, Jesus nunca conheceu uma pessoa a quem ele não pudesse servir porque o amor não pensa em receber, mas sim em dar. E a verdade poderosa sobre amor é que quanto mais amor damos, mais amor recebemos.

Advertisement

Toda família precisa de mais amor. Inclusive a minha.

Às vezes meus filhos acham que eles precisam de mais videogames ou mais roupas. O que eles realmente precisam é de mais amor. E eles não irão recebê-lo guardando-o, mas doando-o.

Então…

Quem precisa ser convidado para comer na sua mesa? Quem precisa ser convidado para dormir em seu quarto de hóspedes?

Pés sujos debaixo da sua mesa e do seu lençol irão limpar o seu coração. E algumas impressões labiais em sua TV irão lembrá-lo que temos que amar as pessoas.

Advertisement

Não importa o que aconteça.”

Leia: Abrindo a casa e o coração para ajudar ao próximo

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.