Como ensinar os filhos a serem mais gentis e carinhosos com os irmãos

Dicas para ensinar os filhos a serem mais gentis, carinhosos e atenciosos com os irmãos.

Carla Pinheiro Alves

Quando o casal decide ter um filho assume a responsabilidade de amar, cuidar e educar aquela criança, ensinando os valores que carrega e que acham necessários e importantes, preparando esse filho para a vida, tornando-o cidadão cooperador da construção de um mundo melhor. Parte da evolução desses futuros cidadãos é feita em casa, na infância, convivendo e aprendendo com os irmãos; é com eles que vivemos as mais belas lições e moldamos nosso caráter com a convivência dos mesmos.

Os pais exercem papel importante e fundamental no tipo e na qualidade de relacionamento entre os filhos. É possível que muitos casais estejam preocupados com as relações entre os irmãos e creio que seja muito importante incentivar sempre as melhores soluções para os conflitos entre eles, sempre colocando em ênfase o perdão, o amor, a justiça, a irmandade, o companheirismo, a lealdade, a honestidade, o cavalheirismo com as meninas e a caridade, dentre muitos outros valores que você pode acrescentar.

Já falamos da importância do bom relacionamento entre irmãos, agora vamos citar algumas formas de aumentar o vínculo com a gentileza e o carinho de sempre.

  • Permita e incentive que os irmãos passem um bom tempo juntos sem outra criança, eles podem ir a um parquinho, ao cinema, ao zoológico. Incentive-os a jogar videogame juntos, ou a jogar outros jogos de mesa. Também é muito bom que brinquem juntos e façam as tarefas da casa juntos, como: arrumar os brinquedos, o quarto e a cama.

  • Incentive o carinho entre eles, peça que se abracem, dê um beijo um no outro quando a ocasião permite ou a qualquer momento, ensinem e incentive-os a dizerem “eu te amo”. Faça-os fazerem algo pelo irmãozinho como ajudar a vestir-se, ou pegar algo que ele está querendo, e incentive ao outro a agradecer com abraço e beijo, sendo gentil e carinhoso. Façam o abraço familiar e se abracem durante o dia, a qualquer momento.

    Advertisement
  • Orem juntos, ensine-os a orar juntos e a pedir ao Pai Celestial pelo irmãozinho; faça-os orar ao acordar, antes das refeições e antes de dormir e quando saírem de casa. Isso é muito valioso e aumentará o vínculo entre eles.

  • Diante de uma briga, resolva sempre com justiça, peça para eles pedirem desculpa um ao outro, que se abracem e diga “eu te amo, irmãozinho”; não ceda à pressão, só saiam depois de tudo resolvido. Seja firme para não deixar eles se resolverem, vá até eles e desmonte a briga e resolva da forma correta como falado anteriormente. Pode ser cansativo, mas vale a pena.

  • Não trate os irmãos de forma diferente, trate-os com carinho e com igualdade sempre. Muitas crianças acabam sendo mais agressivas com o irmão que os pais têm mais apegos ou são os prediletos. Tenha bastante cuidado com isso.

Depois dessas dicas tenho certeza que os irmãos estarão mais unidos sendo gentis e carinhosos uns com os outros, preparados para serem cidadãos construtores de um mundo melhor.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.