Como atitudes melhores podem combater as frustrações do casamento

Dicas de atitudes que devemos ter desde antes do casamento para evitar frustrações futuras.

Beth Proenca Bonilha

Certa vez ouvi alguém dizer que quando namoramos devemos abrir bem nossos olhos e tentar enxergar tudo ao nosso redor, tentar ver os defeitos e qualidades sem medo de ver como a pessoa que amamos realmente é e devemos pensar se a queremos mesmo assim. Mas após o casamento, devemos fechar nossos olhos e enxergar os defeitos e diferenças somente com o coração para continuarmos a amar a pessoas escolhida.

Isso quer dizer que são as atitudes que podem combater as frustrações que, certamente, virão com o casamento. Isso dependerá até que ponto a esposa ou o esposo estão dispostos a ceder e a aceitar as diferenças.

Colocar o amor em prática

Na teoria, a ideia parece muito mais fácil do que na prática, porém se houver boa vontade e desejo, é possível manter o casamento de maneira que mesmo quando vierem às tempestades, terão a certeza de que suportar e ter paciência valerá a pena, pois em seguida virá à calmaria.

Sugerirei algumas atitudes que podem ajudar a combater as frustrações no casamento:

  • Alimentar o amor, como no início do casamento ou no namoro.

    Advertisement
  • Manter respeito pela opinião do cônjuge, saber que nem tudo precisa ou deve ser da maneira como se quer.

  • Lembrar-se que cada um vem de famílias diferentes com costumes diferentes, e que ambas foram muito boas na formação de cada um, mas que agora a ideia é somar e não competir. Se somar o resultado será uma nova forma de fazer o que precisa ser feito, sem mágoas ou discórdia.

  • Enquanto a chuva cai, alguém terá que abrir o guarda-chuva, se não ele não servirá para nada. O guarda-chuva aqui representa a tolerância. Um dos dois lados terá que tomar a iniciativa de abrir o guarda-chuva, mas os dois terão que segurar firme e acertar o passo para que não se molhem.

  • Orar pelo cônjuge é responsabilidade de cada um, orar para que possa compreender, para que possa aceitar, para que possa ter paciência e muito amor.

  • Mudar de estratégia e atitude faz mais efeito do que esperar que outro o faça.

    Advertisement

Estar junto, quando duas pessoas se amam é o que mais querem na vida, mas quando se dão conta que terão que juntar também as escovas de dente, disputar o lado preferido da cama, o controle da televisão, o espaço do guarda-roupa, entre outras situações, aí aparece a frustração. Mas é nessa hora que se deve aplicar o conselho do início deste artigo: “Após o casamento, devemos fechar nossos olhos e enxergar os defeitos e diferenças somente com o coração para continuarmos a amar a pessoa escolhida”. Observe os desenhos abaixo:

Quando se casam a figura é mais ou menos assim:

Marido & Esposa

Mas quando vem:

  • os filhos, familiares – Marido…….Esposa

  • falta de dinheiro – Marido………………..Esposa

    Advertisement
  • dificuldades, frustrações – Marido……………………………..Esposa

É nítida a separação que vai havendo entre o casal. Mas existe uma coisa que pode unir os dois, mesmo com as dificuldades e frustrações ao longo do casamento: Ter atitudes de amor.

Existem dois tipos de pessoas, as que esperam ação e as que agem. Seja do tipo que age, que tem atitudes de amor para vencer as frustrações do casamento.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu