Como ajudar seus filhos adolescentes a se ajustarem quando mudarem de escola

Estar ao lado dos filhos em qualquer processo de mudança é fundamental para que eles possam se sentir apoiados e se adaptarem melhor a elas. Afinal, as mudanças fazem parte da vida. Veja como apoiá-lo em uma mudança.

Renata Finholdt

Passar a frequentar uma nova escola pode exigir, mesmo para os adolescentes, um certo período de adaptação. Tanto ao novo ambiente como também aos novos professores, colegas e forma de ensino.

A presença dos pais nesse período é fundamental para ajudar o jovem a se ajustar a essa nova realidade. Veja algumas dicas do que você poderá fazer para ajudar seu filho neste novo ambiente escolar.

1 – Antecipadamente, leve seu filho ao novo colégio e deixe que ele também participe das entrevistas para que conheça melhor, tanto a nova escola como também tudo o que ela ofereçe.

2 – Se vocês conhecerem algum outro jovem que frequenta a mesma escola, deixe que eles conversem, incentive esse contato para que ele já possa ter um certo conhecimento a respeito dos professores e também do ambiente escolar.

3 – Esteja atenta às primeiras semanas de aula. Questione seu filho sobre as aulas e sobre os novos professores. Se possível, acompanhe os trabalhos e tarefas que ele trouxer para casa. Mostre que você o está apoiando para que essa nova fase seja um sucesso.

Advertisement

4 – Amizade é algo importante, principalmente nessa fase da adolescência. Então, se ele quiser, incentive-o para que chame algum novo colega para sua casa para que eles possam estudar juntos ou simplesmente passarem um tempo conversando ou se divertindo.

5 – Acompanhe e esteja presente em todas as reuniões de pais convocadas pela escola. Assim você também poderá receber uma avaliação de como seu jovem está se saindo no ambiente escolar.

6 – Se tiver uma experiência parecida, de mudança de escola, conte a ele sobre ela. Por mais que algum tempo já tenha se passado, os sentimentos e apreensões são praticamente os mesmos e sua experiência poderá ser muito útil para ajudá-lo.

7 – Adolescentes costumam fazer amizades muito rápido. Pergunte para ele sobre as novas amizades e mostre-se interessada em tudo o que ele lhe contar.

Se houver inicialmente alguma dificuldade de adaptação, converse bastante com seu filho sobre isso. Procure também conversar na escola para buscar ajuda. Dê bastante atenção a essa nova fase.

Advertisement

As pessoas encaram as mudanças na vida de forma diferente umas das outras. Para ele esse processo pode ser mais simples do que você imagina, então, cuide para não sufocá-lo. Esse processo pode também ser mais complexo, neste caso, mostre seu apoio e esteja ao seu lado para confortá-lo.

Todos passam por mudanças na vida, esta talvez será a primeira de muitas outras que contribuirão para seu crescimento e amadurecimento. O importante é que ele saiba que poderá contar com você sempre que precisar.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.