Coisas pequenas e simples que fazem de você um bom pai

Você já se perguntou se você é um bom pai? Se o que você está fazendo para os seus filhos é o suficiente? São as coisas pequenas e simples que importam quando se trata de criar filhos excepcionais.

Heather Hale

No final do dia, a maioria de nós afunda em nossos sofás, desgastados e se perguntando se as escolhas que fazemos como pais vão valer a pena. Crianças exigem bastante de nós. Elas são equivalentes a dois empregos integrais com pouca recompensa. Todos queremos o melhor para os nossos filhos, mas às vezes duvidamos se somos bons o suficiente. Nossos filhos dependem de nós para tudo, mas será que conseguimos?

Se você já se perguntou se é um bom pai/mãe, você provavelmente é. Apenas se preocupar com a sua capacidade de ser pai significa que você é um dos bons. Há tantas maneiras de criar os filhos bem, independentemente do que os outros dizem que é certo. Se você fizer qualquer uma das seguintes coisas, tenha certeza de que você está fazendo bem o seu trabalho.

  • Se importar o suficiente para surtar, se emocionar, e punir seu filho quando ele faz algo estúpido.

  • Exigir saber aonde ela vai, com quem ela vai, e quando vai voltar.

  • Ler a mesma história para dormir várias e várias vezes com apenas pouquíssima reclamação.

    Advertisement
  • Checar se não há monstros embaixo da cama e deixar uma luz noturna acessa.

  • Recusar-se a deixá-la sair de casa até ela vestir algo apropriado.

  • Ter uma festa de dança improvisada na cozinha e não se importar se você parece bobo.

  • Deixar que ele fique acordado até um pouco mais tarde após um longo dia só porque você sentiu sua falta enquanto estava distante.

  • Não deixá-la desistir de um instrumento ou esporte quando as coisas ficam difíceis.

    Advertisement
  • Conhecer seus amigos, mesmo aqueles que parecem um pouco difíceis por fora.

  • Conhecer os pais de seus amigos, só por precaução.

  • Assar biscoitos e fazer jantar extras para atrair seu filho e seus amigos para sua casa para que você possa ficar de olho nas coisas.

  • Cantar músicas da Disney no carro. Em voz alta. Apesar dos protestos de seus filhos.

  • Sentir-se terrível quando você perde a calma e grita.

    Advertisement
  • Deixar seu filho pequeno usar uma toquinha de inverno no verão, mesmo quando as pessoas ficam lhe encarando, porque ele escolheu aquilo sozinho para usar.

  • Ficar acordada até tarde para terminar de fazer biscoitos, lavar a louça ou ajudar um adolescente com seu dever de casa.

  • Deitar na cama no final da noite e se preocupar sobre como você pode dar a todos em sua família tudo o que precisam.

  • Cuidar. Chorar. Preocupar-se. Aceitar. Sorrir. Rir. Amar.

Ser um bom pai não tem nada a ver com o que os livros ou método que você segue, tem tudo a ver com aprender com seus erros, porque, vamos ser honestos, todos cometemos erros. De alguma forma, mesmo em meio a esses erros, você não é apenas um bom pai/mãe; você é o melhor possível para o seu filho.

Advertisement

Felizmente, para nós, as crianças sempre perdoam. Elas são resilientes, e são realmente gratas por nossos esforços, embora muitas vezes não sejam boas em colocar a gratidão em palavras. Tudo que a boa parentalidade requer é ser presente, perceber as coisas, e tentar o seu melhor para atender às necessidades do seu filho. E nunca se esqueça, o seu filho precisa de você. Ele precisa de você por completo – seus pontos fortes, suas fraquezas, suas imperfeições, e suas idiossincrasias.

Ele não liga se a casa não é perfeita ou se o jantar estava com um gosto estranho. Ele não se importa que você ainda quer perder alguns quilos ou que você teve um dia difícil no trabalho. O que importa para ele é brincar de faz de conta e se aconchegar no seu colo. Quando ele é adolescente, ele se importa se você ainda lhe pergunta sobre o seu dia na escola e o provoca sobre seus amigos. Ele sempre se importará de você ver o melhor nele e acreditar que ele pode realizar qualquer coisa.

Se você está procurando o segredo para a boa parentalidade, isso é tudo o que você precisa saber: seja você.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Small and simple things that make you a good parent.

Toma un momento para compartir ...

Heather Hale

Heather Hale é a quarta geração de sua família em Montana e mãe de três meninos doidos. Ela escreve com seu marido, Darreck Hale, sobre paternidade e casamento no thesecretlifeofparents.com.