12 testes de amor que todo casamento precisa passar para sobreviver

Quer ter certeza que seu casamento irá durar a vida inteira? Veja se você e seu cônjuge estão indo bem nestes testes que todo casamento precisa passar para seguir em frente.

Sônia Penha

Quem já não se encantou por alguém? Você não queria, mas seus olhares se cruzaram, o coração disparou e algo lhe atraiu para aquela pessoa. Um turbilhão de sentimentos lhe invadiu, emoção, medo, ansiedade, euforia.

Uma experiência nova, emocionante e assustadora ao mesmo tempo. Uma palavra, o toque da mão num cumprimento, então um sentimento inexplicável, você sabia que nunca mais iria esquecê-la. Um tempo depois a frase, “Acho que estou apaixonado.”

O escritor Chip Ingram, falando sobre se apaixonar, questiona: “Todos nós que já passamos por isso concordamos que esses são momentos emocionantes, especialmente se na outra pessoa sentimos uma resposta semelhante. Mas será que é realmente amor? Como saber se isso é o começo de um grande relacionamento ou simplesmente uma paixão? Como saber se estamos apaixonados ou fisicamente atraídos?”.

Ingram explica que tanto para as pessoas solteiras que estão namorando quanto àquelas que estão noivas e mesmo as casadas, é importante compreender a diferença entre o amor e a paixão ou poderão estar caminhando para o fim dos seus anos futuros de casamento.

Os 12 testes a seguir, propostos por Chip Ingram, irão ajudar a entender se você está realmente amando e saber se o seu relacionamento irá durar. Avalie sua relação.

Advertisement

1. O teste do tempo

O amor é um sentimento que cresce à medida que o tempo passa, já a paixão diminui e acaba. Você define quaisquer sentimentos como “amor” ou tem outras palavras para descrevê-los? Deixa para usar a palavra “amor” para algo melhor do que sentimentos? Caso esteja se apaixonando frequentemente e depressa, para se decepcionar mais tarde, se lembrar deste primeiro teste do amor vai lhe poupar sofrimento.

2. O teste de conhecimento

O amor cresce mesmo que você não conheça tudo sobre a outra pessoa. Quanto você conhece ou espera conhecer sobre seu cônjuge? Se você está apaixonado acha que sabe tudo o que precisa. Já o amor faz você ter um interesse genuíno pela outra pessoa, você vai conhecendo-a aos poucos. Esse descobrir e conhecer um ao outro torna o relacionamento fascinante e duradouro.

3. O teste de foco

O amor genuíno não faz com que você olhe para si mesmo, mas se concentre na outra pessoa. A paixão faz você se voltar para si mesmo, para o seu interesse e no que vai receber. O quanto, nos seus relacionamentos mais importantes, você se volta para o que está recebendo deles e o quanto sua atenção se volta para atender as necessidades do outro?

9 ameaças que podem minar um casamento

4. O teste de singularidade

O amor genuíno foca em uma pessoa “apenas”. Existem aqueles que se apaixonam por duas ou mais pessoas ao mesmo tempo. Consegue perceber que é mais fácil tentar resolver os problemas de um relacionamento já existente, onde a condição de não haver outros e a fidelidade são mantidas, do que buscar novos problemas com outra pessoa?

Advertisement

5. O teste de segurança

Quando amamos nos sentimos seguros e temos confiança em relação a outra pessoa. Aquele que está apaixonado tem um senso cego de segurança baseado em ilusões em vez de uma análise cuidadosa. A paixão é cega para os problemas. A segurança cresce e flui da profunda consciência do caráter, valor e histórico da outra pessoa.

6. O teste do trabalho

Quem ama pensa no bem de todos, trabalha para a outra pessoa, para o benefício dos dois e também da família. Os que estão apaixonados só pensam em sua própria necessidade, naquilo que deseja ter. Muitas vezes sonham com aquilo que nem ele nem o seu cônjuge poderiam alcançar.

7. O teste de resolução de problemas

Um casal que se ama enfrenta os problemas e tenta resolvê-los. Pessoas apaixonadas negligenciam ou tentam ignorar os problemas. Quão bons vocês são em identificar os problemas e trabalhar para resolvê-los? Acham que podem passar por cima das questões difíceis em seu relacionamento ou enfrentá-las diretamente?

8. O teste de distância

Compreender e aceitar ficar distante faz parte do amor. A paixão quer estar próximo o tempo todo, intensamente. Se for necessário estar temporariamente separado de quem você ama, isso ensinará muito sobre a qualidade de seu relacionamento. Se você não puder ficar longe quando for preciso, ter vida distinta, se relacionar com outras pessoas e ter equilíbrio saudável, seu relacionamento é muito mais paixão do que o amor.

9. O teste da atração física

A atração física é uma parcela do amor verdadeiro. Na paixão é o foco central. Não significa que ela não exista no amor, mas não é o ponto mais importante. Se o seu coração não disparar e você não sentir atração pelo seu cônjuge ou a pessoa com quem deseja se casar, há algum problema.

Advertisement

4 verdades que ninguém lhe contou sobre casamento

10. O teste de afeto

No amor o carinho e afeto são expressos mais tarde na relação, envolvendo a atração física que acabamos de descrever. Na paixão esse afeto é expressado bem cedo, muitas vezes, logo no início, levando a uma maior intimidade física. Sem o controle de outros aspectos do amor verdadeiro, o carinho se gasta rapidamente. Ele parece “estreitar” a relação, mas a proximidade é artificial e frágil.

11. O teste de estabilidade

Amor dura muito tempo, subsiste a tudo. A paixão muda de forma repentina e imprevisível. Uma hora está apaixonado aqui, outra ali. No amor não é assim, ele permanece, é estável, há um comprometimento. Esse teste não pode ser aplicado a uma relação com pouca duração.

12. O teste de gratificação atrasada

Um casal que se ama tem um interesse e se preocupa com o casamento, mas não ficam obcecados por isso, tem a capacidade de esperar para realizar o que tanto desejam. Já o casal apaixonado quer se casar imediatamente e não suporta adiar.

Amor duradouro

Chip esclarece que num relacionamento onde há amor você continua a se apaixonar a cada dia, e quanto mais e melhor você aprende a amar, mais você entende a diferença entre o amor e a paixão para desfrutar cada um em seu lugar especial no relacionamento.

Advertisement

6 sinais de que seu casamento irá durar a vida inteira

Ele disse que numa relação duradoura “o amor não é um declínio longo, gradual desde o pico do nosso romance inicial inebriante. É como estar onde o oceano encontra a costa e as ondas não param de chegar. Nem toda onda de emoção é a mesma. Elas vão e vêm, e quando sabemos o que o amor realmente é, sabemos que as ondas e maré irão voltar.” Então, diz ele, “Fique na praia! Aprenda a ler as ondas. Trabalhe as questões relacionais e aprecie os sons variados. Há um excessivo número de pessoas fugindo de relacionamentos sem nem molhar os pés!”.

Que esses testes lhe ajudem a ver as diferenças entre amor e paixão nos seus relacionamentos atuais, futuros ou em seu casamento para que sejam duradouros.

As 5 fases do casamento e como sobreviver a cada uma delas

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.