Casamento: Escolha viver a melhor parte

Uma história inspiradora que prova a importância da compreensão e do bom humor no relacionamento a dois.

Suely Buriasco

É muito comum que as pessoas se sintam à vontade comigo para falar de seus relacionamentos até mesmo em encontros sociais; como amo o que faço, aproveito para aprender com as experiências que me apresentam. Foi assim que conheci um casal muito simpático num final de semana. Ao ser apresentada a mim, a esposa foi logo dizendo: “As pessoas criam muitos problemas no casamento porque não param para pensar que todo relacionamento tem dois lados e o melhor é escolher sempre o lado bom”.

4 ações que ajudam a manter o casamento com o passar do tempo

O exemplo

Como ela viu meu interesse, passou a me relatar uma história:

“Quando eu e meu marido fizemos onze anos de casados, morávamos no interior e ele trabalhava na capital. Havíamos planejado que naquela noite especial, jantaríamos em família e todos estavam entusiasmados. No entanto, no dia de nossa comemoração, meu marido ligou rapidamente dizendo que se atrasaria. Mas as horas passaram e, sem mais notícias, tive que colocar as crianças na cama sob graves protestos. Já passavam das vinte e duas horas quando ele ligou novamente, muito chateado, dizendo que estava saindo de uma reunião. Até que chegou em casa já era muito tarde, fiquei comovida com a feição dele enquanto pedia que eu o desculpasse pelo imprevisto e me entregou um lindo buquê de flores”.

O interessante ela me contou em seguida:

Advertisement

“Fiquei atônita ao ler o selo do cartão que continha o nome de um cemitério e ele, muito sem graça, se desculpou dizendo que naquela hora da noite foi a única floricultura que encontrou aberta. Então eu tive um acesso de riso e foi de forma divertida que terminamos aquela noite e até hoje, com mais de trinta anos de casados, nos divertimos quando lembramos”.

Só me restou parabenizar o marido que até então apenas sorria com o relato da esposa: “Eu fiz o que podia e queria que ela tivesse certeza disso”, disse ele. Fiquei encantada!

Reflexões

Aquela conversa foi, realmente, inspiradora e me fez pensar em alguns pontos:

1. Sim, existem dois lados

Mesmo muito bem planejadas, as situações podem fugir do controle, mas a forma como a encaramos é sempre uma escolha nossa. No casamento muito do que se deseja não acontece, as pessoas são diferentes, as situações são complexas e as dificuldades acontecem. O fato é que sempre existem dois lados e, se for esse o nosso desejo, podemos escolher pelo melhor, procurando novas alternativas.

A esposa do relato acima poderia ter feito do imprevisto motivo para mágoas, mas optou por compreender e transformou a frustração em riso.

Advertisement

2. Quem quer faz

Como diz o ditado popular: “Quem quer faz, quem não quer dá desculpa”. O marido poderia chegar mostrando-se cansado, reclamando de todo o inconveniente e o mau humor poderia ser disseminado, inclusive nos próximos dias. Mas ele queria aquela comemoração e fez o que pôde, isto é, lançou mão da floricultura do cemitério. O que parecia tão inconveniente acabou sendo motivo para boas risadas. O fato é que sempre existe alguma alternativa, sempre há algo a ser feito quando essa é uma vontade determinante.

3. Demonstrar é preciso

Claro que a forma de agir do marido provocou a compreensão da esposa; ela se propôs a entender a situação porque ele demonstrou que também estava frustrado, que queria que fosse diferente e que fez tudo o que podia, mesmo falhando em relação ao jantar em família. Não basta falar, é fundamental demonstrar os sentimentos.

4 pequenos e simples gestos que demonstram seu amor

4. Rir é o melhor remédio

Isso sempre funciona: rir de si mesmo, rir das situações e, principalmente, rir junto, se divertir até mesmo com os reveses. Certa vez eu escrevi: A felicidade não só é um potente remédio, como um grande imunizador. Isso também serve para as relações e seus conflitos.

Quando a intenção do casal é viver em harmonia não há entraves que não possam ser transformados, nem problemas que não possam ser solucionados.

Advertisement

A força do amor e seu poder para consertar qualquer problema em um casamento

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.