Bebê começou a babar e entortar a boca e as mãos, foi quando a mãe percebeu que o perigo estava dentro de casa

"Foi muito rápido. Logo que a gente viu, ela começou a vomitar, chorar, entortar a boca. Foi um susto."

Erika Strassburger

No último dia 15, Juliana Visolli, de Diamantino, Mato Grosso, postou no Facebook um alerta de extrema importância para pais e cuidadores de crianças, especialmente das que ainda estão na fase de levar tudo à boca.

Segundo notícia veiculada neste site, no dia 11 deste mês, sua filhinha de 2 anos começou a passar mal depois de colocar a planta da espécie Zamioculcas zamiifolia na boca. “A gente estava na casa de um colega. Foi muito rápido. Logo que a gente viu, ela começou a vomitar, chorar, entortar a boca. Foi um susto”, conta a mãe.

Eles imediatamente levaram-na para o pronto atendimento da cidade onde moram, onde fizeram uma lavagem estomacal e lhe deram antialérgico. Em seguida, transferiram-na para a capital, Cuiabá, onde outros exames foram realizados. Por sorte, segundo a mãe, “constataram que não havia nada na corrente sanguínea”. Ainda assim, a planta causou feridas na boca e garganta da menina.

Preocupada que o mesmo acontecesse a outras crianças, Juliana resolveu deixar um alerta no Facebook. “Eu já tinha visto uma reportagem sobre esta planta. Às vezes, a gente não dá atenção. Eu postei para alertar, pois é algo que não quero para os outros. Depois que eu fiz a postagem, apareceram relatos (sobre intoxicação). Uma pessoa contou sobre um cachorro, da raça ‘pit bull’, que morreu após ingerir a planta”, contou.

Advertisement

Boa tarde pessoal… A Minha filha tem 2 aninhos ela mordeu essa planta ZAMIOCULCA… Ela começou a vomitar babar e…

Posted by Juliana Visolli on Tuesday, August 15, 2017

Conheça algumas plantas ornamentais que podem colocar a vida de crianças e animais em risco

Infelizmente, não é incomum casos de intoxicação como estes. Veja algumas plantas que você NÃO deve ter em casa se tiver crianças pequenas e animais:

Tinhorão (Caladiun bicolor)

É uma planta de folhas grandes, com duas ou mais cores e tonalidades de branco, verde, rosa ou vermelho. É também conhecida como caládio, tajá, taiá e coração-de-jesus.

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta)

Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)

bom dia?? . . . . . . . #fotodeldia #time #Life #flowers #copodeleite #ilovnature #instanature #flores #bomdiaa #saopaulo

A post shared by Nil Santos (@nil_kalil) on

Advertisement

Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)

#mostera #costeladeadao #nature #fotosintesis #amazing

A post shared by Ian Barcelos Guimarães (@iam.ian) on

Hera (Ficus pumila)

薜荔,攀附植物 豆花店種的,剛剛聽成霹靂@@ #ficuspumila

A post shared by LiYuan Wang (@liyuanw) on

Taioba-brava (Colocasia antiquorum Schott)

Essas plantas têm em comum o oxalato de cálcio como princípio.

O que pode acontecer se a criança ingerir essas plantas

Os sintomas são basicamente os mesmos, se qualquer delas for ingerida. A criança tem uma sensação de queimação, sente náusea e pode vomitar. Os lábios, a língua, a glote e a faringe incham, impedindo a passagem de ar, o que pode levar à morte por asfixia, caso a criança não seja socorrida a tempo.

Se houver contato com os olhos, pode ocorrer irritação, lacrimejamento, ferimentos na córnea e fotofobia. Qualquer contato com a pele e mucosa precisa ser evitado.

O que fazer em caso de intoxicação

A doutora em pediatria, Renata D. Waksman, dá algumas orientações importantes:

Advertisement
  • Se houve ingestão, é preciso verificar se ainda há resto da planta na boca da criança e removê-lo.

  • Em seguida, lavar a boca com água corrente.

  • Verificar se há vermelhidão ou inchaço na língua e garganta. Se houver, ligar para o pediatra ou ir imediatamente a um pronto socorro ou ao Centro de Assistência Toxicológica mais próximo.

  • Se o contato foi com a pele, lavar a região afetada com água corrente por cerca de 10 minutos.

  • Se houve contato com os olhos, fazer uma lavagem com os olhos abertos em água corrente, “de forma demorada e cuidadosa”.

    Advertisement
  • Ao levar a criança ao pronto socorro, levar junto uma amostra da planta.

JAMAIS provoque vômito na criança, a não ser que receba essa orientação de um pediatra ou outro profissional competente.

Se suspeitar que seu animalzinho comeu alguma planta tóxica, entrar em contato com o médico veterinário e seguir suas orientações.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.