As 4 regras de ouro na hora de lidar com os sogros

Aprenda a amar seus sogros e a respeitar as diferenças entre vocês para criar um relacionamento especial.

Renata Finholdt

O que muita gente se esquece quando decide casar é que junto do cônjuge tem uma família, e isso implica conviver com sogros e sogras. Tudo bem se o relacionamento é sadio e amigável, mas caso ele não seja lá grande coisa essa convivência vai exigir um pouco mais de paciência.

Alguns valores são primordiais neste relacionamento: paciência, humildade, amor, sensibilidade e tolerância, por exemplo, são alguns deles.

Para conviver bem com seus sogros viva a partir de agora estas quatro regras de ouro:

1. Em um conflito entre seu cônjuge e sua família permaneça ao lado de seu cônjuge

A partir do casamento vocês se tornam um e por isso qualquer conflito ou dificuldade que apareça é importante que você não deixe seu companheiro de lado. Por mais que algumas vezes você discorde da opinião ou da posição dele, vocês podem conversar (sem discutir) sobre isso depois, quando estiverem sozinhos.

2. Evite discussões, opte sempre pelo diálogo

Pode ser que em algum momento seus sogros ajam de forma que você não concorde, invadindo seu espaço ou interferindo em algo no relacionamento de vocês. Mesmo nestes momentos difíceis tente manter a calma. Evite criar discussões, deixe esse assunto para ser resolvido em algum outro momento quando você estiver mais calmo.

Advertisement

3. Estabeleçam regras

Em uma conversa amigável, estabeleçam regras para uma boa convivência entre vocês. Muitas vezes as intrigas acontecem porque regras não foram colocadas. Eles precisam conhecer quais são os limites aceitáveis por vocês. Aparecer em casa sem telefonar, pode? Entrar em sua casa sem que vocês estejam lá, pode? Convidar amigos para irem a sua casa é aceitável? Se vocês não definirem eles agirão da maneira que acreditam ser a correta e pode ser que ela não lhe agrade.

4. Seja flexível

É bem provável que as tradições e costumes de sua nova família sejam bem diferentes da sua, mas não é por isso que estão errados. São apenas diferentes. Você precisa usar de flexibilidade para aceitar o diferente e conviver com ele. Aproveite para aprender com essa nova oportunidade.

Aprenda a amar sua nova família. Haja com eles da mesma forma como agiria com seus pais. Se conseguir ao longo do tempo tratá-los com o mesmo respeito, amor e admiração conseguirá viver em paz e criará laços inestimáveis.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.