Aprendendo como receber respostas às orações

A oração é uma resposta de Deus muito mais sentida do que ouvida, por isso, você precisa estar atento aos sussurros do Espírito Santo, que será a ponte entre Deus e você na procura por essas respostas.

Marcia Denardi

São raras as pessoas que podem afirmar que jamais sentiram um vazio no peito, como se ninguém se importasse com elas, ou tiveram a sensação de que estavam andando na escuridão, sem um auxílio, sem um guia. Em um mundo tão repleto de dor e dificuldades, é muito mais provável nos depararmos com dúvidas e, muitas vezes, desilusão profunda.

Normalmente, é nessas horas que as pessoas procuram por respostas, não é verdade? Afinal, nem sempre a razão para as adversidades são claras. E é nessas horas também que se torna oportuna a aproximação das pessoas com Deus, muito embora Ele esteja ao lado delas nas horas boas e nas ruins, quer elas O procurem ou não.

Deus espera que as pessoas procurem por Ele

Uma vez uma amiga revoltada com tantas provações pelas quais vinha passando, perguntou-me por que ela precisava procurar por Deus, “se Ele existe, não deveria saber de tudo, conhecer tudo, e por isso, estar ciente do sofrimento pelo qual estou passando?”, continuou. Pensei por apenas um momento, enquanto vasculhava minha memória e lembrava de uma vez que eu mesma fiz essa pergunta, só que diretamente para o próprio Senhor. Então, alguns segundos depois que minha amiga fez essa indagação, eu simplesmente respondi: “O fato de Deus saber de tudo não isenta você de procurá-lo, quem sabe Ele esteja querendo que você tome uma atitude e abra seu coração para Ele”. O mais incrível dessa experiência foi o fato de que, ao dar essa resposta à minha amiga, senti naquele momento, que Deus estava respondendo não somente a ela, mas também a mim. Afinal, fazia algum tempo que eu mesma não abria sinceramente o coração para o Pai Celestial.

As respostas às orações raramente são imediatas

Existem muitas pessoas privilegiadas que sentiram suas dúvidas serem tiradas de forma instantânea, logo depois da oração ser feita, mas pode acreditar que casos assim são raros e incomuns até mesmo para a pessoa que vivenciou tal experiência. A resposta de Deus aos questionamentos de Seus filhos requer mais que uma única oração. Requer humildade, fé e, principalmente, tempo.

Muitas das pessoas que mais reclamam que Deus não as ouve são aquelas que oram uma vez ou outra na vida, em geral somente quando precisam de ajuda, além disso, só esporadicamente (ou nunca) estudam as escrituras, e ficam sentadas esperando que a resposta “caia” do céu. Se você se enquadra nessa categoria, quem sabe a resposta para suas orações seja “mudança”. Quem sabe seja hora de você ponderar se a sua vida é devotada ao serviço de Deus, e se você realmente está do lado Dele tanto quanto Ele está do seu. Dessa forma, procure adquirir um testemunho de Jesus Cristo, do poder da Sua Expiação.

Advertisement

Mas se você já tem um testemunho de Jesus Cristo e decidiu segui-Lo, e suas atitudes demonstram proximidade, independentemente de você precisar Dele ou não, a resposta às orações pode estar à sua frente, mas não tão claras, ou então o momento para recebê-las ainda não chegou. De qualquer forma, existe uma afirmação que é absolutamente verdadeira: “Seus anseios e suas súplicas lacrimosas particulares tocarão o coração tanto do Pai quanto do Filho” Boyd K. Packer. Isso quer dizer que as orações são sempre ouvidas, sua súplicas são sempre compreendidas por Deus, e serão atendidas ou respondidas no Seu devido tempo, e a Seu próprio modo, que é absolutamente melhor do que qualquer outro.

A oração é um dos maiores dons que recebemos de Deus, a forma mais eficiente de comunicação entre nós e Nosso Pai que está nos céus. E embora muitas vezes sintamos que não estamos sendo ouvidos, é importante que você entenda que Deus quer que você exerça fé e desenvolva determinados atributos, e quando você menos esperar, e estiver suficientemente pronto para receber sua resposta, ela virá, quem sabe até da maneira mais sutil imaginável, mas ela certamente virá.

Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.