Aprendendo a ser mais gentil com o cônjuge de forma honesta

A gentileza dá a pessoa o poder de decidir como quer que seja seu dia, sua relação com as pessoas e consigo mesma.

Beth Proenca Bonilha

“Por que ser gentil vale a pena”. Este é o título do artigo da revista “ISTOÉ Comportamento” de outubro de 2009 escrito por Verônica Mambrini. Estudos mostram que gentileza traz felicidade a quem a pratica.

Na Universidade da Califórnia, a psicóloga Sonja Lyubomirsky pediu aos participantes que praticassem ações gentis durante dez semanas. Todos registraram aumento na felicidade durante o estudo. Os que praticaram ações variadas, como se oferecer para ajudar a lavar a louça, fazer elogios ou segurar a porta aberta para um estranho passar, registraram níveis mais altos e prolongados de felicidade em comparação com quem repetiu sempre a mesma atitude com diferentes pessoas. “Gentileza e boa vontade estão relacionadas à felicidade e as pessoas que tentam ser mais gentis no dia a dia tendem a experimentar mais emoções positivas e se tornarem mais alegres”, afirma Sonja.

Estudiosos comprovam o que há muito tempo foi ensinado por Cristo, que devemos estar dispostos a ser pacificadores, demonstrar a caridade que contém atributos como: amor não fingido, bondade, benevolência, perdão, compaixão e tantas outras que nos trará sentimentos altruístas e de felicidade.

O poder da gentileza

Na maioria das vezes esperamos que nosso cônjuge seja mais gentil, que nos faça mais felizes, que seja compassivo e amoroso, sendo que nossa atitude é o que realmente pode fazer a diferença na relação.

Gentileza não se refere ao simples fato de agradecer por algo, pedir licença ou dar lugar para o outro. Queremos destacar neste artigo a “Gentileza Honesta” que representa muito além de palavras e gestos intrínsecos em nossa maneira de ser, uma prática constante em nosso dia a dia. É esse tipo de gentileza que Cristo ensinou e que os estudiosos concluíram que é benéfico a quem recebe e a quem pratica.

Advertisement

A pessoa que consegue ser gentil honestamente, normalmente é inteligente e sábia porque aprendeu a lição e a coloca em prática. Com isso denota elevação moral através do respeito e desejo de “Amar ao próximo como a si mesmo”.

A gentileza dá a pessoa o poder de decidir como quer que seja seu dia, sua relação com as pessoas e consigo mesma.

Para ser gentil honestamente com a pessoa amada

Primeiramente precisamos nos lembrar do quanto amamos nosso cônjuge. Esse ingrediente é o principal para que consigamos ser honestamente gentis, pois assim teremos motivação, ou seja, um motivo para a ação que pretendemos incutir em nossos hábitos. Depois é só seguir algumas sugestões e em pouco tempo verá o resultado em você, em seu cônjuge e na relação de entre vocês.

Use de empatia

nos momentos de estresse de seu cônjuge. Procure colocar-se em seu lugar e sentir o que está sentindo quanto à situação que o levou a se estressar.

Aprenda a ouvir,

não seja o primeiro a falar, mas aquele que sabe ouvir; e se tiver que dizer algo que seja com brandura, calma e sempre se lembrando do amor que os uniu.

Advertisement

Respeite as opiniões

diversas, ser gentil honestamente exigirá que você aprenda a renunciar em alguns momentos para se validar em seguida, por sua atitude e não somente por sua versão.

Controle o tom de voz,

treine o controle de seu tom de voz, com isso vai sempre dominar o clima que porventura esteja saindo do controle por parte de seu cônjuge.

Desculpe-se

, essa é uma atitude comum em uma pessoa gentil. Mas ao se desculpar não queira se justificar, deixe os entendimentos do fato para o momento em que os ânimos estiverem controlados.

Demonstre atenção,

você ama seu cônjuge, isso já é motivo suficiente para atender as suas necessidades e cuidados. Mas se quer ser honestamente gentil, aprenda a valorizar as ideias e opiniões de seu cônjuge.

Ainda que você não saiba tudo o que a gentileza honesta pode fazer por você, por seu cônjuge e ao relacionamento de vocês, uma coisa é certa: se não der uma chance de experimentar dando o primeiro passo e assim poder tirar suas próprias conclusões sobre os ensinamentos de Cristo e as pesquisas dos estudiosos, nunca saberá por que ser gentil vale a pena.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu