Aplicando nosso arbítrio e escolhendo o que é certo

04 maneiras de escolhermos com segurança. Como fazer boas escolhas seguindo a verdade. Evitando o infortúnio de escolhas erradas.

Izabel Torquato

Liberdade é independência, estar livre. Como podemos ser livres quando decidimos por algo que nos causará escravidão?

Arbítrio é a capacidade que temos de escolher. Podemos escolher algo bom ou ruim, entre o certo ou o errado. Mas como fazer tais escolhas sendo nós tão imperfeitos?

Para isso, podemos ter confiança ou aprender a confiar no Senhor e a pedir sua ajuda em nossas escolhas e decisões para que possamos ter êxito em tudo o que fizermos.

A fonte de toda a verdade é nosso Pai Celestial, e todas as mentiras vêm do Príncipe das trevas.

Somente podemos viver algo que conhecemos em sua totalidade. Toda situação possui uma verdade e deve ser vista plenamente, e não somente por um pedaço da verdade. Ao nos posicionarmos sobre algo em nossas vidas, a decisão deve ser muito clara e estar sob a verdade que a compõe.

Advertisement

As escrituras são o guia da verdade para um caminho seguro em nossas vidas. Bons pais e líderes eclesiásticos podem nos ajudar com conselhos, mas somente após a oração sincera e ao perguntar ao nosso Pai que é perfeito e conhece todas as coisas, poderemos obter uma resposta se a nossa decisão é correta ou não – através de um sentimento de paz, tranquilidade, quando a decisão é correta, e dúvidas quando a resposta for negativa sobre o que decidimos.

E depois, escolhemos o que queremos: seguir nossa decisão ou se mudamos, e novamente em oração perguntamos se é correta a nossa decisão. Quão simples é esse método da oração e por ser tão simples, muitos não o fazem e sofrem consequências por suas escolhas, pois sua mente é imperfeita e não conhece todas as coisas.

Com base nas informações acima, enumeramos como usar de forma sábia nossa liberdade de escolha e nosso livre arbítrio:

1. Analisar

nossas escolhas, meditar, pensar.

2. Decidir,

escolher entre nossas meditações e análises aquilo que pensamos ser o melhor.

Advertisement

3. Orar,

apresentar ao nosso Pai nos céus, em sincera oração, nossa decisão e o que nos levou a decidir, e perguntar se nossa escolha é da vontade do Senhor.

4. Decidir

se seguiremos a resposta da oração sobre a decisão de nossa escolha, em caso negativo, apresentaremos nova escolha ao Senhor que nos dará resposta se é de sua vontade também, se é o correto. Ou se mesmo sabendo que não é uma escolha correta, queremos seguir naquela decisão.

Sempre devemos ponderar, escolher, perguntar ao Senhor e então seguir os conselhos que recebemos, dessa maneira, seguiremos uma vida mais feliz, segura e plena de alegrias. Do contrário, colheremos consequências por nossa arrogância em não ouvir os conselhos de nosso Pai nos céus que é perfeito e que quer nossa felicidade nesta vida.

Aprendemos com nosso Mestre e Salvador Jesus Cristo que sempre devemos orar e perguntar a vontade do Senhor. Mesmo Jesus sendo perfeito, sempre usou esse método tão simples e sempre obteve respostas. Sendo nós imperfeitos, precisamos ainda mais da ajuda do Senhor, pois não sabemos de todas as coisas e necessitamos de orientação para termos nossas mentes ampliadas e compreendermos melhor os desígnios Dele.

Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.