A melhor receita de bolo de rolo

O bolo de rolo é genuinamente pernambucano. Quando comemos, só temos o desejo de comer mais e mais, sua massa é simples e macia.

Francione Sousa

Se você for na página da Wikipédia, vai conhecer sobre a história do bolo de rolo. Então, irá descobrir que ele foi inspirado em um bolo lá de Portugal chamado “colchão de noiva”. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, principalmente aqui no estado de Pernambuco, descobriram uma fruta abundante na região, a goiaba. Então o que eles fizeram? Adaptaram o “colchão de noiva” (bolo de Portugal), que era recheado de nozes, ao doce de goiabada, além de acrescentar bastante açúcar. Açúcar esse produzido nos muitos engenhos aqui do estado.

Mas o que você não sabe, caso não conheça o estado de Pernambuco ou não tenha ouvido de algum visitante, é que o bolo de rolo além de ser maravilhosamente gostoso, feito com uma massa simples e macia, é que você pode encontrar ele em todo lugar aqui em Recife – supermercados, mercadinhos, feiras, quitandas, amontoados em carros de mão, sendo guiados por um vendedor solitário, no lindo mercado de São José, no bairro com o mesmo nome, no centro da capital Recifense.

Poucas são as pessoas que não gostam do bolo de rolo aqui em Pernambuco, assim como poucas são as pessoas que não gostam de chocolate. Toda família tradicional pernambucana tem seu bolinho de rolo na mesa do café da manhã, no chá da tarde, no piquenique, etc.

O bolo de rolo é genuinamente pernambucano, por ser tão comum, ele é como o frevo. Ele é tão valorizado que no dia 24 de abril de 2008, o ex-governador do estado, Eduardo Henrique Accioly Campos, sancionou a lei Nº 13.436, que considera o bolo de rolo patrimônio cultural e material do estado de Pernambuco.

Se você é um brasileiro que gosta de bolo de rolo, mas não sabe fazer, ou se você nunca comeu, mas ficou curioso por conta deste artigo, vou deixar com vocês uma receita simples de como fazê-lo.

Advertisement

Os ingredientes

  • 500g de margarina

  • 6 ovos

  • 1 xícara de açúcar

  • 250g de farinha de trigo

O recheio

  • 500g de goiabada

    Advertisement
  • ½ xícara de água

Modo de fazer

Unte uma forma retangular média com margarina e farinha de trigo.

  1. A massa: Separe a gema das claras, bata a clara até ficar em neve. Misture a gema, o açúcar e a margarina, coloque tudo na batedeira, depois misture a clara em neve e a farinha de trigo.

  2. O recheio: Junte a goiabada com a xícara de água, leve ao fogo, vá mexendo até a goiabada derreter e ficar bem mole igual a uma geleia.

  3. A montagem

    Advertisement

Coloque de cinco a sete colheres de sopa da massa na forma, espalhe a massa para que ela fique bem fina, leve ao forno preaquecido, deixe no forno por aproximadamente seis minutos,

Vire o bolo pronto sobre um pano úmido polvilhado com açúcar, passe a goiabada no bolo com camadas bem finas, depois enrole o bolo.

Em seguida, leve a outra massa ao forno, use o mesmo procedimento do primeiro bolo; passe a goiabada e enrole no primeiro bolo, depois faça o mesmo com as outras massas; essa quantidade de massa dá para fazer até quatro camadas.

Depois de fazer o mesmo procedimento com todas as camadas, enrolando um bolo no outro, você terá o seu bolo de rolo; então, para finalizar tudo, polvilhe o bolo com açúcar. E está pronto o seu bolo de rolo.

Dicas

Você pode adaptar seu bolo de rolo com outros recheios, por exemplo: doce de leite, doce de banana, chocolate, leite condensado, nutella, você é quem vai decidir, pelo seu gosto. Ainda se você desejar, pode até jogar um recheio em cima dele.

Advertisement

Se por ventura, você desejar aumentar sua renda vendendo o bolo, você pode optar por fazer uma barraquinha e vender. Faça bolos pequenos e venda para festinhas de aniversário, ou ainda, como lanche escolar. Você também pode apresentar nas padarias de sua cidade com a história do surgimento do bolo de rolo, muitos irão amar.

Boa sorte e bom apetite!

Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.