A importância de manter um diário

"Toda pessoa deve ter um diário, e toda pessoa pode ter um diário. Deve ser algo instrutivo e esclarecedor, e deve trazer bênçãos grandiosas e felicidade ? família".

Taís Bonilha da Silva

Desde pequena tenho o hábito de escrever um diário. E não acredito que seja algo apenas para adolescentes, embora seja na adolescência que, pelo menos as meninas, ganhem gosto por esse hábito.

Minha mãe e minha tia também têm esse hábito de escrever em diários e muitas vezes já li o diário da minha mãe; não que ela o escondesse da gente, mas quando eu o fiz aproveitei um dia em que ela não estava em casa. Sei que ela tem muitas experiências edificantes relatadas lá e por isso tomei a decisão na minha vida que sempre manteria um registro.

A importância do diário

As próprias escrituras são como os diários. Sem alguém que tivesse o desejo de registrar sobre os acontecimentos, talvez hoje não saberíamos sobre Jesus Cristo.

Meu marido, embora com menor frequência, também tinha o hábito de escrever. E quando nos casamos ele me mostrou seu diário e as páginas que falavam sobre mim na época em que nos conhecemos e do nosso namoro, foi muito legal.

Manter um registro pessoal sobre nossa vida pode ser de grande valia para nós mesmos e para as gerações futuras. Minha avó faleceu quando eu tinha apenas 2 anos de idade, portanto, me lembro muito pouco dela, mas se ela tivesse feito um diário hoje eu poderia conhecer um pouco mais sobre ela.

Advertisement

Houve épocas na minha vida que eu fui mais assídua em escrever, outras épocas relaxei um pouco, mas sempre, todos os anos inicio o ano escrevendo no meu diário. Para se manter um diário é preciso disciplina, boa vontade e comprometimento. Escrever todos os dias pode ser enfadonho. Eu, por exemplo, escrevo uma vez por semana, mas cada um deve avaliar qual a frequência com que deve escrever em seu diário.

O que escrever?

  • Eventos importantes, impressões e sentimentos.

  • Promessas, bênçãos e conselhos recebidos, juntamente com as circunstâncias que os acompanham.

  • Mortes, nascimentos, casamentos e batismos.

  • Triunfos, fracassos e lutas pessoais, e como são enfrentados.

    Advertisement
  • Eventos correntes locais, nacionais ou mundiais que a impressionam ou influenciam sua vida.

  • Ocorrências simples da vida diária.

  • Citações evangélicas ou inspiradoras de outras pessoas, filmes e livros.

  • Pode mencionar músicas/poemas/filmes que você gosta.

  • Também pode acrescentar suas próprias canções e poemas.

    Advertisement
  • Seus sonhos e ambições, metas.

  • Memórias da infância.

  • Os seus gostos e interesses.

  • Reflexões sobre um acontecimento recente.

  • Uma listagem de coisas favoritas (livros, lugares, músicas, bandas, comidas, etc.).

    Advertisement

Aparência do diário

Você pode tornar seu diário mais interessante com fotos, recortes de revistas, trechos de notícias ou artigos que lhe interessam. Minha mãe tem um diário, que hoje está sob meus cuidados pois considero uma relíquia, que é específico do namoro dela com meu pai. Ela colou foto, guardanapo de lugares que eles estiveram juntos, passagens de ônibus de viagens que eles fizeram, é bem legal.

Se você possui talentos artísticos pode desenhar, pintar e deixar o seu diário parecido com você.

Manter um diário poderá contribuir para que você escreva melhor, saiba se expressar com mais desenvoltura, melhora o vocabulário e ainda nos possibilita ponderar sobre nossas atitudes, pensamentos, sobre conquistas e bênçãos recebidas e sobre as dificuldades que enfrentamos ao longo de nossa vida.

“As pessoas que fazem um diário pessoal estão mais aptas a lembrar-se do Senhor em sua vida diária.” (Spencer W. Kimball )

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.