A esperança e progresso que o arrependimento sincero nos traz

Como ter esperança do perdão do Senhor? E como o arrependimento pode ajudar?

Fernanda Ferraz

Muitas vezes cometemos erros graves na vida e nos sentimos tristes por ter feito escolhas tão ruins. Arrependemo-nos e até sentimos vergonha pelo que fizemos de mal a nós, ao outro e a Deus. Mas nunca é tarde para correr para os braços de nosso Senhor Jesus, nunca é tarde para sorrir novamente e desapegar-se do passado, nunca é tarde para dizer: “Sou uma nova pessoa, hoje tenho Cristo em minha vida e essa força me renova e dá ânimo e esperança”.

“O Senhor nos ama e deseja que compreendamos Sua disposição de perdoar.” (Craig A. Cardon).

Que alegria ter essa confirmação. O Senhor nos ama e deseja nos perdoar. Seu amor é tão grandioso e sublime que anseia em abraçar-nos, como o filho pródigo que errou e voltou para o seio de seu pai, arrependido, mas voltou porque sabia que só haveria paz com Ele! O grande papel que o Salvador veio dar ao mundo é: Salvação.

E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.”(João 12:47).

O grande papel do Senhor é nos salvar. Ele deseja isso, Ele deseja perdoar nossos pecados, Ele sofreu, esteve na mais insuportável agonia e até sangrou grandes gotas de sangue por todos os poros, para nos salvar, nos ajudar; porque tem grande amor e compaixão por nós, porque Ele sabe que somos fracos, Ele nos entende, nos ama e pagou um alto preço para nos conservar dignos, para que não tenhamos que sofrer como ele sofreu e encontrar paz e alívio em Seu grande e incomparável amor.

Advertisement

Ele entrou em agonia e orava ainda com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra.”(Lucas 22:44).

Cura física e espiritual

O Senhor pode nos curar tanto física como espiritualmente; os milagres são reais e acontecem todos os dias, com muitas pessoas, pela devida autoridade de Deus.

Mas ainda mais importante que uma cura física é a espiritual. Nada vale ser restaurada uma saúde, se não puder depois desta vida viver ao lado do Senhor e ser perdoado por nossos pecados.

Vinde então, e argui-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.”(Ver Isaías 1:18).

“(…) Diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” (Jeremias 31:34).

Advertisement

Não adiar

Não precisamos esperar morrer para pedir perdão ao Senhor, não precisamos esperar adoecer, não precisamos estar em extrema agonia, temos uma consciência. O dia de buscar o perdão do Senhor é hoje, agora, neste instante e para isso o arrependimento é tão necessário!

Esse desejo de perdão Celestial tem que vir do coração, tem que vir do pesar do erro, da conscientização do mal feito e do desejo de reparar o acontecido e mudar de vida completamente.

O Senhor não aceita o pecado, mas nos ama e quer que façamos escolhas acertadas, porque temos o poder de escolher errar ou acertar, escolher o bem ou o mal e ainda que erremos, temos o arrependimento para nos colocar nos caminhos certos.

Ele nos perdoa quando temos um sincero arrependimento e quando não voltamos a cometer os mesmos erros.

Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.”(Ver II Pedro 2:20).

Advertisement

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.”(Tiago 2:10).

A fé

nos ajuda a sentir que o Senhor nos perdoou e deseja que sejamos firmes nas decisões corretas. Através de um arrependimento sincero nos sentimos fortalecidos nos momentos de necessidades. Por seguir as orientações do Senhor, isso nos proporciona esperança, pois sabemos que pela fé e arrependimento podemos sobrepujar nossas fraquezas e estar mais próximos do Senhor.

Precisamos do perdão constante

Isso é um fato! Precisamos desse perdão e necessitamos reconhecer que precisamos dele. Você pode se perguntar: “Por que?”, porque somos muito falhos, errantes, egoístas, mesquinhos, gananciosos. Podemos observar isso em muitas situações: quando não mostramos amor ao próximo, deixando nosso estresse exagerado tomar conta de nossas ações; quando não recebemos bem uma visita em casa; quando não falamos bem dos outros (fofoca); quando desejamos algo que não nos pertence, seja material ou de intenção pessoal ou emocional; quando rio do meu cônjuge, destacando suas imperfeições; quando minto; quando sou desonesto; quando não respeito o outro… E a lista segue.

Entendemos então quão necessário é o perdão de Deus? Mas, esse perdão consiste em mantermos atos dignos e um esforço constante em não cometer o erro novamente e a melhorar a cada dia.

A necessidade do arrependimento

“Ninguém deve supor que seu perdão venha sem arrependimento”, disse o líder religioso Craig A. Cardon. O mesmo ainda acrescentou: “Devido a tudo isso, todos nós, inclusive aqueles que lutam para vencer vícios como as drogas ou a pornografia e coisas semelhantes, podemos saber que o Senhor reconhecerá nossos esforços justos e perdoará com amor quando o arrependimento for completo, ‘até setenta vezes sete’. Mas, isso não significa que alguém possa deliberadamente voltar a pecar e ficar impune.”

Advertisement

Existem pecados que nos afastam demasiadamente de Deus, estes não só fazem mal a nós, à nossa saúde mental, emocional, física e espiritual, mas fazem mal aos que amamos, pois os machucamos e tratamos com leviandade o que nos foi dado de bom, a família. O pecado sexual permanece dentro disto, a traição, a fornicação, o adultério, os pensamentos, atos e desejos lascivos.

“Sua compaixão e graça não nos desculpam quando “[nosso] coração não está satisfeito (…) e não [obedecemos] à verdade, mas [temos] prazer na iniquidade”. (D&C 56:15).

Ele sonda os corações

“(…), pois o justo Deus sonda os corações e os rins.” (Ver Salmos 7:9-10)

“O Senhor conhece nosso coração. Ele sabe quando de fato desejamos melhorar e quando estamos agindo falsamente. Ele sabe o quanto algo é difícil para nós, por isso nos deixou boas instruções como “orar e jejuar para não cair em tentação.” (Mateus 26:41). (Ver Salmos 139:1-4,7-8,16,23-24).

Por fim, vencemos o mundo por intermédio do poder capacitador da Expiação e do perdão de nosso Senhor e Deus e sabemos que o Senhor lá do alto nos observa, acredita em nosso potencial e nos quer de volta!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.