A amizade é importante para a saúde mental e física, segundo estudo

Já observou como seus amigos são importantes para sua vida? Uma antiga pesquisa aponta inclusive que manter bons amigos aumenta a perspectiva de vida!

Renata Finholdt

Há mais de oitenta anos, uma descoberta científica feita pela Universidade de Harvard mostrou ao mundo o valor de uma amizade. Já naquela época eles foram ainda mais além, provaram que as amizades fazem bem tanto para a saúde mental quanto física das pessoas.

Esse grande estudo pesquisou com várias pessoas de diversas etnias, idades e classes sociais e concluíram que as amizades de uma pessoa trazem mais bem-estar para ela do que o dinheiro, a rotina, genética ou hábitos alimentares.

Você duvida disso?

A pesquisa salienta que as boas amizades aumentam a perspectiva de vida em até dez anos e podem diminuir o risco de problemas cardiovasculares.

Manter amigos que estão ao nosso lado nos momentos tristes, oferecendo amparo, um ombro amigo e consolo, é algo bastante enaltecedor e importante, mas ter bons amigos por perto nos momentos de alegria e sucesso é ainda mais gostoso. Os verdadeiros amigos vibram juntos, sem inveja ou ciúme das alegrias do outro. Estes são os melhores! Os amigos de verdade!

Aquelas amizades que gostamos de ter ao lado só pelo simples prazer da companhia são as melhores amizades, segundo o estudo, amizades sem nenhum tipo de interesse. Já aqueles “falsos” amigos que tentam forçar uma amizade a qualquer custo não devem ser chamados de amigos, esses merecem de nossa parte um pouco de cuidado.

Advertisement

Desde bem pequenos somos inseridos à vida na sociedade, e desde então nos relacionamos com pessoas. Com algumas destas pessoas temos maior afinidade e então se transformam em nossos amigos. Pessoas que gostamos de estar junto, que desabafamos nossas dificuldades, vivemos momentos felizes e compartilhamos também dos momentos tristes, eles passam a ser parte de nossa família, a parte que escolhemos.

Segundo a psicóloga, Gabriela Malzyner, mantermos vários grupos de amigos é algo muito sadio, uma vez que nos relacionamos com pessoas diferentes, seja em nossa comunidade, em nosso trabalho, faculdade ou igreja, e que cada um deles conhece um lado nosso diferente. Por outro lado, nós nos beneficiamos também com essa variedade de amigos, uma vez que podemos aprender com cada um deles.

Todos nós temos amigos mais sérios com os quais podemos ter uma conversa importante ou uma opinião relevante, outros amigos engraçados que nos fazem rir e esquecer de nossos problemas, temos também alguns que adoram passear e se divertir ao nosso lado, e há também aqueles guardam nossos segredos e nos ajudam a olhar o problema por outro foco. Todos são especiais e únicos e nos ajudam a levar uma vida melhor! Com certeza nossas vidas seriam muito mais tristes sem nossos bons e velhos amigos!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.