9 erros cruciais que devem ser evitados nas viagens

Viajar sempre gera expectativas e pode ser empolgante, como em férias, por exemplo, mas se não for bem planejada, pode gerar transtornos. Alguns esquecimentos podem comprometer e transformar uma agradável viagem numa sucessão de problemas que pode cu

Ivani Bastos Irineu

Viajar sempre gera expectativas e pode ser empolgante, como em férias, por exemplo, mas se não for bem planejada, pode gerar transtornos.

Alguns esquecimentos podem comprometer e transformar uma agradável viagem numa sucessão de problemas que pode custar caro, enquanto estivermos ausentes de nosso “habitat natural”.

A seguir lembro alguns desses “esquecimentos”:

1. Não considerar a segurança da casa

Se você vai viajar com toda a família, não se esqueça de suspender a entrega do jornal. Jornais acumulados na porta podem dar pistas para os arrombadores de que sua casa está vazia. Se você tem um contrato de segurança domiciliar, não se esqueça de avisar a empresa que você estará ausente por tantos dias para que eles deem mais atenção enquanto estiver ausente. Avise também seus vizinhos.

2. Não ter cópias dos documentos

Para, em caso de roubo ou perda, durante a viagem, não se esqueça de levar cópias de seus documentos originais em lugar diferente de onde está carregando os originais.

Advertisement

3. Não levar passatempo para as crianças

Viajar com crianças requer muita atenção, mas também previsão. Elas naturalmente, cansarão e começarão a ficar impacientes. Se não dormirem (que é o ideal) você precisa fornecer alguma coisa que tome o tempo delas. Gibis, video games manuais, lápis e papel para colorir são boas opções. Leve um saquinho para lixo, também.

4. Não verificar as condições do carro

Se você vai viajar de carro, revise bem as suas condições para evitar surpresas desagradáveis durante a viagem. Pneus (inclusive o sobressalente), óleos, freios e demais itens de segurança devem ser todos checados. Verifique também se o desembaçador traseiro está funcionando, pois o interior do carro pode abafar e você precisar ter visibilidade traseira.

5. Não levar itens de conforto, se for de ônibus

Nem sempre os ônibus oferecem todo o conforto necessário, por isso, leve seu travesseiro ou mesmo um apoio de pescoço para as viagens mais longas. Leve na maleta de mão, seu barbeador, pente, escova de dente, creme dental ou outros materiais necessários para sua higiene pessoal.

6. Esquecer de remédios e receitas

Se você toma remédio de uso contínuo que geralmente está à cabeceira da cama, lembre-se de já colocá-los na sua maleta de mão e, se precisar de receita, para comprá-los, já peça uma para o seu médico.

7. Comer demais

Às vezes, nos empolgamos e exageramos na comida durante as paradas. Se existe algo desconfortável (o que não é a expectativa da viagem) é você passar mal fora de casa, sem o conforto e cuidados do lar, sem conhecer ninguém. Então, não exagere. Coma só o necessário para passar o dia. Opte por frutas, sucos e comidas leves em lugar de salgadinhos e refrigerantes.

Advertisement

8. Exagerar na bagagem

Existem pouquíssimas coisas que você precisa levar na mala que não irá encontrar onde você vai. Além disso, você deve ter planejado comprar coisas para trazer e, se a mala já for cheia, você terá despesas extras com ela ou talvez precise comprar novas malas.

9. Não verificar a temperatura local

Se você não souber como é o clima do seu destino, isso pode trazer-lhe problemas pelas roupas ou mesmo calçados que escolheu levar. Saiba, antecipadamente, as condições climáticas para onde vai.

Viajar, seja a passeio ou a trabalho, é sempre uma aventura, algo fora dos padrões, por isso é importante ter um planejamento para que ela se torne algo realmente agradável e possa ser bem aproveitada.

Toma un momento para compartir ...

Ivani Bastos Irineu

Irineu dirige uma empresa de recursos humanos que presta serviços na área educacional para escolas e faculdades, em Curitiba/PR. Pratica corrida de rua, diariamente.