8 maneiras pelas quais você está apenas COMPLICANDO a sua vida

Veja 8 maneiras pelas quais muitas pessoas estão complicando a própria vida, e muitas vezes nem percebem. Verifique se isso está acontecendo com você.

Erika Strassburger

Sabe quando as coisas parecem não andar? Quando temos a sensação de estar patinando na vida? Em vez de tentar achar culpados para a nossa situação atual, que tal perguntarmos a nós mesmos: “O que estou fazendo de errado?”, “Em que preciso mudar ou melhorar?”.

É claro que nem todas as coisas negativas que nos acontecem são por nossa culpa. As decisões de outras pessoas podem nos afetar direta e indiretamente. No entanto, se nossa vida está complicada de alguma maneira, é imprescindível fazer uma autoanálise para tentarmos encontrar as possíveis “rachaduras” e providenciar o seu reparo.

Abaixo estão oito maneiras pelas quais muitas pessoas estão complicando a sua vida, e muitas vezes nem percebem. Verifique se isso está acontecendo com você.

1. Reter o perdão

Mágoas antigas e recentes destroem a paz de espírito. São verdadeiros atrasos de vida. Se você sente raiva, rancor ou mágoa de alguém, está na hora de se livrar desse fardo. Esforce-se para perdoar. Se o fizer, ainda que a pessoa queira continuar sendo sua inimiga, você terá feito a sua parte e poderá seguir adiante com a consciência tranquila. Coisa que não acontecerá com ela, a menos que perdoe também.

2. Espalhar mentiras sobre alguém

A fim de denegrir um desafeto ou para tentar encobrir os próprios erros, muitas pessoas divulgam inverdades, pois é mais fácil tornar o outro um vilão e se fazer de vítima, a arrepender-se de seus erros e corrigi-los. A questão é que, cedo ou tarde, a verdade vem à tona. E quem crê na justiça divina sabe muito bem quão terríveis são as consequências de se proferir mentiras. (Veja Salmos 5:6)

Advertisement

Se este for o seu caso, saiba que “embora você não possa voltar atrás e fazer um novo começo, você pode recomeçar agora e construir um novo futuro.” Portanto, arrependa-se hoje mesmo do mal que causou, e não permita mais que seus lábios sejam corrompidos por mentiras.

3. Envolver-se em atividades desonestas

Qualquer negócio ilícito, não importa a quantia de dinheiro envolvida, cedo ou tarde lhe trará problemas. E, dependendo do caso, problemas bem sérios.

4. Envolver-se em um relacionamento tóxico

Relacionamentos atormentados por brigas frequentes, ciúme, agressividade, mentiras, desconfiança, infidelidade ou qualquer outro comportamento nocivo complicam a vida dos envolvidos no presente, mas o pior ainda está por vir. Se você está em um relacionamento tóxico é hora de dar um basta, seja mudando as próprias atitudes, dando um ultimato nele(a) ou saindo dessa relação.

5. Desperdiçar seu dinheiro

Se você esbanja dinheiro em coisas supérfluas, saiba que, na atual conjuntura, você está cometendo um “suicídio financeiro”. Estamos passando por um momento econômico extremamente difícil. E todos, em maior ou menor grau, estão sendo afetados.

Agora, mais do que nunca, é hora de colocar um freio em seu ímpeto de gastar e passar a economizar, pois realmente não sabemos o que o futuro nos reserva.

Advertisement

6. Cultivar um vício

Se você depende de qualquer substância química, ou nutre hábitos destrutivos para obter satisfação, você está, definitivamente, complicando a sua vida. Qualquer tipo de vício gera problemas de saúde físicos e/ou mentais, que certamente estão afetando sua vida agora. Mas prepare-se, pois eles irão se agravar com o passar do tempo caso você não os abandone. Faça isso o quanto antes!

7. Desenvolver a “Síndrome do Coitadismo”

A autocomiseração – pena de si mesmo – é uma “areia movediça” mental. Enquanto a pessoa sente-se incapaz de superar as adversidades por considerar-se uma vítima das circunstâncias e da sociedade, e tenta provocar comoção geral; ela perde a chance de assumir as rédeas da própria vida e progredir.

8. Sobrecarregar a mente com informações inúteis

Há tantas coisas importantes para se preocupar: trabalho, estudos, casamento, filhos, família, política, economia, espiritualidade, desenvolvimento pessoal, entre outros; se abarrotar sua mente com informações inúteis – como fofoca sobre as celebridades, novelas, BBB, entre outros – você acabará negligenciando o que mais importa. E essa negligência indubitavelmente irá lhe causar grandes prejuízos.

Se estiver complicando sua vida através de uma (ou mais) das maneiras citadas – ou de qualquer outra forma – está na hora de repensar suas atitudes. Abandonar esses maus hábitos irá livrá-lo da estagnação, de enfermidades físicas, emocionais e mentais, e de outras consequências que os acompanham. Portanto, liberte-se disso de uma vez por todas, e siga adiante em paz.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.