8 formas de incentivar seus filhos a praticar esportes

Incentivar nossos filhos ? prática de esportes cria adolescentes saudáveis, engajados e os tira das ruas, das drogas e da inatividade. Aprenda dicas úteis de como incentivá-los.

C. A. Ayres

É claro em nossa sociedade que a prática de atividades físicas ajuda a criança e adolescente a desenvolver mais a sociabilidade, a inteligência, melhora a autoestima, ajuda a ficar longe das drogas e da obesidade, cria hábitos saudáveis para toda uma vida, além da coleção de memórias e experiências de vida que moldarão seu futuro.

Razões para se praticar um esporte

1. Desenvolve o princípio de colaboração, o espírito de atuação em time ou convivência em grupo, e deixa a criança menos individualista.

2. Estimula a ser responsável, obediente e seguir regras.

3. Utiliza a energia e impulsividade com propósito e resultado.

4. Desenvolve a tolerância e respeito pelos outros, exercitando solidariedade.

Advertisement

5. Promove um crescimento emocional e físico saudáveis.

Crianças devem se dedicar às atividades que gostam para começarem a desenvolver suas aptidões, que devem ser proporcionadas sem pressão. Isso atrai o interesse e a dedicação à atividade.

Todo esporte proporciona benefícios, e alguns beneficiam qualidades específicas. A busca do equilíbrio entre as atividades é importante, para que não tenha uma vida sedentária.

Mais do que a prática de esportes, a interação dos pais nesse processo trará ainda mais benefícios. Aqui algumas atividades que ajudarão no incentivo:

1. Jogue alguns esportes com seu filho

Seja no quintal, na quadra da igreja ou de uma praça, seja futebol, basquete, vôlei ou qualquer outro. A conversa enquanto pratica pode aproximar os laços de pais e filhos, e você também pode ensinar-lhe que esportes podem ser agradáveis.

Advertisement

2. Evite pressionar ou insultar seu filho

Seja dizendo que estão errando ou forçando-os a fazer jogadas que ainda estão aprendendo. Isso cria um sentimento de aversão.

3. Exponha os benefícios do atletismo

Ao invés de ameaçá-los se eles não participarem no time da escola, afirme os pontos positivos. Algumas crianças, especialmente quando atingem a adolescência, se preocupam com sua saúde física e aparência. Se você falar francamente sobre os benefícios de saúde, seu filho pode ouvir porque estará interessado no assunto.

4. Visite um centro de recreação comunitário ou YMCA

Quando esses locais oferecem oficinas de esportes, você e seu filho terão uma oportunidade de experimentar uma vasta gama de diferentes esportes.

5. Converse com seus filhos depois que vocês visitarem esses locais

Ouça suas impressões e os ajude a identificar se eles desfrutaram de qualquer atividade em particular.

6. Fale com os pais dos amigos de seus filhos após brincarem juntos

Pergunte-lhes se seus filhos participam em todos os esportes. Se você lembrá-los de que os amigos fazem alguns esportes, de repente seus filhos estejam mais propensos a juntarem-se a eles ou num esporte diferente. Sabendo que um amigo estará com eles aumentará sua confiança.

Advertisement

7. Mencione as vantagens de fazer parte de atividades extracurriculares como esportes

Muitas vezes fazem um candidato de um colégio se destacar da multidão, desenvolve uma aparência forte e saudável, melhora a sociabilidade.

8. Partilhe algumas das suas próprias experiências desportivas de sua época com seu filho.

Diga-lhes sobre os bons momentos que você teve e algumas das amizades da época.

Se incentivar de maneira saudável, a prática de esportes trará muitos beneficios como desenvolvimento físico saudável, fisiológico ou motor, o aprendizado de como lidar e se relacionar com companheiros e adversários, desenvolver valores de cooperação e respeito às diferenças, aprender a conviver com conquistas e frustrações, conhecendo seus limites e suas potencialidades.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.