8 conversas que todo casal precisa ter sobre sexo

Você já fez ao seu cônjuge estas 8 perguntas? Se ainda não fez, está na hora de fazer. O resultado pode ser muito bom.

Marcus Kusi

Nem precisa dizer que o sexo é uma experiência incrível e íntima. Como você sabe, ele desempenha um papel importante no casamento e traz benefícios para a saúde. E, de fato, é um dos poucos temas que facilmente nos chama a atenção.

É claro que todo casal quer ter uma ótima intimidade.

No entanto, para ter essa ótima intimidade em seu casamento, você primeiro precisa ter algumas conversas sobre o assunto com o seu cônjuge. Essas conversas podem ser cheias de risos e novas descobertas sobre o outro, mesmo que comecem de maneira um pouco desconfortável.

Aqui estão 8 assuntos que vocês devem ter como marido e mulher sobre sexo.

1. Qual a melhor frequência semanal para você?

Cada um é único e diferente. Nossos impulsos sexuais não são os mesmos.

Advertisement

Como um casal, sentem-se e discutam quantas vezes vocês desejam ter relações sexuais na semana. Quem tem o maior impulso sexual em seu relacionamento? Quem tem menos?

É importante discutir esta questão com o seu cônjuge antes que esse assunto termine em briga. Tenham em mente que não há um número definido de vezes que os casais devem ter relações sexuais em uma semana.

Discutam suas necessidades e se comprometam com a frequência. Esses desejos mudam ao longo do tempo, portanto, é uma discussão que deve ser refeita quando sentirem que você e seu cônjuge estão tendo pouco ou muita intimidade.

2. O que você mais gosta?

Todos temos nossos alimentos favoritos, restaurantes, livros, filmes, etc. E, a intimidade não é uma exceção ao que preferimos.

Quando se trata de sexo, o que o deixa animado e o que faz você se sentir mais íntimo? O seu cônjuge sabe o que você gosta? Você já disse a ele? Se o seu cônjuge não sabe, diga-lhe hoje.

Advertisement

O que você e seu parceiro gostam pode ser diferente, por isso não pense automaticamente que só porque o outro diz que gosta, ele gosta mesmo. Comuniquem-se e estejam sempre abertos a ouvirem um ao outro.

3. O que não está legal para você?

Esta questão é semelhante à última, mas implica um pouco mais. Antes, durante e depois das relações com o seu cônjuge falem sobre algumas das coisas que o excitam e as que os desanima.

Como você quer as preliminares? Quando você mais quer sexo?

Tão simples como estas perguntas soam, você e seu cônjuge precisam saber o que excita o outro e que tipo de intimidade os aproxima mais.

Ao ter esta conversa, não acusem ou culpem a outra pessoa. Nunca faça o seu parceiro se sentir culpado por não saber o que você gosta ou desgosta. Em vez disso, conversem com bondade e amor. Mostrar gratidão quando o seu cônjuge tenta acertar é uma das maneiras mais eficazes de comunicar o que você gosta.

Advertisement

4. Você se sente sexualmente conectado e seguro?

Conexão emocional e íntima é uma das muitas razões pelas quais os casais têm relações sexuais. É importante para você saber se o seu cônjuge está sentindo essa conexão ao fazer amor.

Pergunte ao seu parceiro: Você se sente rejeitado ou abusado sexualmente? Você vê o sexo como uma tarefa ou dever?

A fim de ter intimidade incrível no seu casamento, certifique-se o seu cônjuge se sente seguro, confia e se sente ligado a você.

5. O que o sexo significa para você?

É sexo por prazer, procriação, conexão e/ou diversão?

Entender o que intimidade significa para o seu parceiro pode ajudar a compreender melhor os seus hábitos sexuais e desejos.

Advertisement

Explorem este tema em conjunto. Talvez ambos percebam que o sexo pode ter muitos significados diferentes e que em alguns dias o sexo tem significado distinto de outros dias.

6. Como você define um casamento “sem sexo”?

Esta pergunta é difícil, especialmente quando você tem um casamento sem sexo, ou quando o seu cônjuge não está interessado em falar sobre intimidade. Mas é importante para vocês discutir o que um casamento sem sexo significa para cada um. Se você está em um casamento sem sexo, há esperança.

Talvez o seu parceiro considere ter relações sexuais uma vez por semana como um casamento sem sexo, mas você não. Lembre-se que somos todos diferentes e é bom saber como o seu cônjuge vê. Não se surpreenda se ele tiver uma visão completamente diferente da sua. Falar sobre a frequência ideal para cada um de vocês irá promover a compreensão.

7. O que você faria em tempos de uma crise de saúde?

Esta pode parecer uma pergunta estranha para se fazer ao falar sobre intimidade. Mas saber a expectativa de cada um sobre tempos difíceis ou quando um de vocês está doente, sente dor durante o sexo ou estiver inválido. Outras perguntas a fazer são talvez mais específicas de gênero:

Como você reagirá quando sua esposa tiver alterações hormonais devido à gravidez, o parto ou a menopausa?

Advertisement

O que você faria se seu marido viesse a sofrer de disfunção eréctil?

8. Como reagiria caso um dos dois tenha uma diminuição ou aumento do desejo sexual?

O corpo humano é projetado para sofrer várias alterações com base em diferentes eventos próprios da vida e da idade. Nossos impulsos sexuais são uma parte destas alterações.

Por exemplo, a morte de um ente querido ou um aborto certamente impactam no desejo sexual. Pode ser alto se houver necessidade de conexão emocional ou físico. Ou pode ser baixo, se houver desejo de solidão ou de não ser tocado.

Pergunte como o outro reagiria caso ocorressem esses altos e baixos.

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original 8 conversations every couple needs to have about sex

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marcus Kusi

Together with my amazing wife, I help newlyweds adjust to married life, inspire married couples to improve their marriage and co-authored "Communication in Marriage" to help couples communicate better. Visit me at OurPeacefulFamily.com.