7 sugestões para apoiar um pai e marido que precisa sempre viajar a trabalho

Dicas para fortalecer o relacionamento familiar quando a profissão de seu marido exige que ele viaje muito.

Suzana Ribeiro

Algumas profissões exigem viagens constantes e isso pode gerar uma série de transtornos na vida familiar, pois o cônjuge que permanece em casa geralmente sente-se sobrecarregado. Embora para muitas pessoas esse não seja o quadro ideal para se viver, é preciso ajustar-se para não permitir que essa situação prejudique o relacionamento conjugal e familiar.

Seguem 7 dicas para esposas que têm se debatido com esse desafio:

1. Aproveite bem os momentos em que ele estiver em casa.

Como ele fica pouco, organize-se para passar o tempo com ele quando puderem, não deixe a limpeza da casa para esse dia, nem outras tarefas que possam ser executadas nos outros. Fiquem juntos, e façam coisas legais.

2. A cada vez que ele chegar em casa, receba-o com um sorriso, bom humor e de preferência bem cuidada.

Deixe as más notícias e problemas a resolver para depois, ninguém gosta de ser recepcionado com cara feia nem cobranças. Conte as coisas boas primeiro, seja positiva.

3. Elogie.

É muito comum que ele seja elogiado por bom desempenho em sua profissão quando está fora de casa, é importante que ele sinta que sua esposa também o admira e pensa bem dele. Se chegar em casa for sinônimo de críticas, é provável que ele sinta-se desanimado ao voltar.

Advertisement

4. Prepare uma recepção calorosa, pode ser através de um jantar especial ou mesmo um cartaz surpresa feito com ajuda das crianças.

Esse tipo de coisas o fazem sentir-se bem vindo e ter sempre uma grande vontade de voltar ao lar.

5. Enquanto ele está viajando, mantenha-o atualizado sobre as coisas que acontecem com a família.

Por exemplo, se seu filho começou a andar, grave as cenas e mande para ele, assim podem compartilhar a emoção do momento juntos, mesmo que não estejam perto. Você também pode gravar canções de seus filhos, mandar fotos engraçadas ou mesmo pequenas mensagens de texto contando as palavras novas que o bebê aprendeu a falar ou sobre as boas notas que a filha tirou na escola. Deixe que ele seja o primeiro a saber sobre essas coisas, isso fortalece o senso de pertencer a uma família.

6. Quando ele estiver em casa, permita que ele acompanhe um pouco da vida escolar dos filhos.

Eles podem ter uma ótima experiência juntos fazendo um trabalho ou lição, e é importante que, na medida do possível, ele seja incluído na rotina e faça parte da educação dos filhos.

7. Ao ajudá-lo a preparar as malas para viajar, coloque bilhetinhos em lugares estratégicos para que ele encontre ao longo da viagem.

Pode ser uma boa ideia colocar também algum objeto que lembre você e os filhos, como um lenço ou laço de cabelo com seu perfume preferido, ou um brinquedinho das crianças.

Enfim, seja criativa, e o faça feliz, isso volta para você automaticamente e toda família é fortalecida.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.