7 razões porque seus filhos precisam urgentemente da rotina

Rotinas trarão segurança ao convívio familiar. E podem ser divertidas.

Michele Coronetti

Já percebeu como as crianças se sentem perdidas durante as férias? Elas ficam sem saber o que fazer e apesar de gostarem de não haver rotina, logo estarão entediadas e perguntarão várias vezes ao dia: o que posso fazer agora?

Rotina não precisa ser algo chato e imposto. Uma rotina bem elaborada com base nos princípios adotados por pais que se preocupam em manter o ambiente familiar agradável é essencial para a felicidade de todos.

Alguns pontos sobre a rotina na vida infantil foram considerados a seguir:

1. Ansiedade

A rotina na vida familiar reduz a ansiedade dos membros e transmite segurança. Afinal, saber o que vem em seguida elimina a curiosidade e a incerteza do depois. Crianças não ficarão aflitas pois saberão exatamente o próximo passo. Também não farão perguntas nem desejarão fazer coisas desnecessárias porque já sabem o que devem fazer.

2. Estresse

Ao desconhecer o que vem em seguida, uma dose de estresse é gerada inclusive nos adultos. Pense em um dia de entrevistas para um novo emprego. Não se sabe se será uma entrevista, uma dinâmica, se haverá testes, a que horas tudo terminará nem qual será o resultado, então o estresse toma conta. O mesmo acontece com as crianças e pode ser evitado através de uma rotina simples.

Advertisement

3. Cooperação

Saber o que acontece nos dias e horários habituais torna mais fácil a transição de uma tarefa para outra. A criança coopera com a preparação para ir à escola, por exemplo. Ela deixa suas coisas prontas e se arruma. Melhor ainda quando os pais falam que sairão em 15 minutos, permitindo tempo para que ela complete sua preparação. Além de aliviar parte das obrigações de pais, a criança se sente satisfeita por sua colaboração e sucesso.

4. Tempo

Com a rotina estabelecida a criança vai saber quanto tempo possui para se preparar para o próximo passo. Ela vê os exemplos dos pais e quer contribuir. Ela se levanta todos os dias cedo, se alimenta, arruma a cama e escova os dentes porque sabe o tempo que tem para isso. Ela se sente segura e responsável. Um tempo de recreação dentro da rotina também é necessário.

5. Autoconfiança

Ao conhecer a rotina e utilizar o tempo, cooperar sem ter que lidar com estresse e ansiedade, a criança perceberá que consegue realizar suas tarefas de forma tranquila e sadia. Como ela estará conseguindo fazer muitas coisas por si mesma, sobra mais tempo para os pais. Hora de elogiar. O incentivo transmitido à criança é benéfico, pois além de sentir-se satisfeita com suas ações, recebe o reconhecimento dos pais.

6. Organização

Não apenas o tempo e a sequência de compromissos, mas a rotina em manter as coisas em seus devidos lugares é extremamente importante e quanto mais cedo for estabelecida melhor. A criança que aprende a guardar seus brinquedos quando termina de brincar é mais feliz e segura. Isso fará parte de sua vida e quando maior, guardará seus livros, cadernos e outras coisas pessoais e estará sempre pronta.

7. Flexibilidade

Não é porque a rotina existe que deve ser exatamente cumprida sempre. Quebrar a rotina vez por outra é necessário para o ser humano. Às vezes uma louça pode ser deixada na pia para que um filme seja assistido em família, por exemplo. O rigor da rotina não deve transmitir a sensação de perda de liberdade. O bom senso e equilíbrio sempre devem ser mantidos.

Advertisement

Ao estabelecer e cumprir rotinas nos diversos setores da vida familiar as crianças crescerão confiantes e seguras. E a felicidade estará presente.

Guia para tornar a hora de dormir mais agradável para seus filhos (e para você)

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.