7 medos que os homens escondem

Identifique os medos comuns que os homens sentem para que possa apoiar seu marido e, assim, fortalecer a relação de vocês.

Adriana Acosta Bujan

O medo nos paralisa, faz-nos agir sem pensar nas consequências e nos limita a tomar decisões. Experimentamos essa sensação quando estamos em estado de perigo iminente e sentimos que estamos em risco.

É normal sentir medo, pois nosso cérebro está atento para reagir a qualquer situação perigosa, ou seja, o medo é uma reação de sobrevivência e surge inconscientemente.

Porém, não saber administrar os medos que sentimos causa angústia, desconforto e estresse. Podemos ter inclusive ataques de ansiedade, baixa autoestima, perda total de confiança, segurança e sentimento de culpa.

Às vezes, o medo faz com que percebamos uma situação de maneira irreal, acreditando que o mundo é um lugar inseguro e que todas as pessoas são perigosas e, claro, acreditando que nada do que fazemos faz sentido.

Especialistas afirmam que viver com medo é insano, não apenas para a mente e o corpo. Esse sentimento pode desencadear doenças graves como estresse ou depressão, e o não tratamento a tempo pode gerar transtornos que nos leve a pensar em morrrer.

Advertisement

Portanto, entendemos que o medo é um sentimento natural que nos ajuda a evitar os perigos da vida e que devemos aprender a controlá-lo para não sofrer consequências.

Os medos ocultos

Dito isso, podemos falar especificamente de alguns medos comuns que homens adultos sentem, por exemplo:

1. Infidelidade

Muitas mulheres têm medo de que seu companheiro seja infiel, e eles sentem o mesmo. O medo é formado por experiências ruins do passado e talvez por padrões aprendidos na infância.

Quando somos vítimas de algum tipo de infidelidade, desenvolvemos um transtorno que nos impede de recuperar a confiança nos outros. Em geral, isso é sentido quando as relações de casal perdem a fluidez e são superficiais, ou seja, quando os casais não conseguiram solidificar a relação, o amor e o compromisso.

Esse sentimento também pode surgir quando o relacionamento se tornou monótono, enfadonho e não há objetivos comuns. É quando os homens começam a duvidar da estabilidade do relacionamento.

Advertisement

2. Envelhecer

O envelhecimento não é apenas um medo comum nas mulheres, os homens também sentem. Ter cabelos grisalhos, sentir perda na força muscular, ver o rosto e as mãos ficarem enrugados é algo que preocupa os homens, pois eles querem ser sempre atraentes e viris. 

Por isso que é comum que alguns homens procurem se relacionar com mulheres mais jovens, para provar a si mesmos que ainda são atraentes, interessantes e viris. E que ainda são capazes de deixar descendentes.

3. Não ser bom na intimidade

A maioria dos homens se preocupa muito em ser um “ás” na cama, ou seja, ser o melhor na intimidade. Eles não querem ser comparados a outros homens; então, muitos se esforçam para fazer suas parceiras se sentirem satisfeitas em todos os aspectos.

São capazes de inovar seus relacionamentos íntimos e transformá-los em experiências inesquecíveis para sua esposa. É por isso que muitos homens são capazes de surpreender com coisas novas.

4. Não ser provedores

Sabemos que os tempos mudaram, como nas concepções sobre os papéis que marcaram a sociedade. Por exemplo, aquela crença de que os homens têm de ser os únicos provedores do lar, aqueles que protegem e cuidam da família.

Advertisement

Hoje em dia, as mulheres também podem ser provedoras do lar, no entanto, para alguns homens com ideias arraigadas, surge o medo de que não sejam capazes de sustentar financeiramente a família, fornecendo-lhes tudo de que precisam.

Quando surge o medo de não conseguirem ser bons provedores, muitas vezes eles começam a se sentir frustrados, angustiados e caem em estado depressivo.

5. Demonstrar sentimentos

Os homens “não devem chorar”, “devem ser machos”, “não mostram fraqueza”. Infelizmente, frases como essas são o que fazem alguns homens temerem demonstrar sentimentos e emoções.

Por se sentirem pressionados pela sociedade, eles preferem escondem suas emoções. Por isso, tendem a desenvolver enfermidades físicas e psicológicas que podem inclusive ser graves. Portanto, a intervenção da esposa é importante para que eles consigam expor seus sentimentos sem medo de serem julgados.

6.   Formar uma família

Decidir formar família é uma coisa maravilhosa, mas alguns homens não percebem dessa forma, pois sabem que ter filhos implica maior responsabilidade e perda da liberdade.

Advertisement

Alguns homens não querem ter esse tipo de responsabilidade, acham que são muito jovens para serem fisgados pela paternidade. Esse costuma ser o pensamento de homens imaturos que querem apenas viver a vida sem compromisso.

7. Tomar decisões ruins

Como chefe de família, as decisões que você toma são importantes, pois envolvem o bem-estar de sua família. E é por isso que alguns homens têm medo de errar.

O medo pode paralisá-los e fazer com que suas decisões não sejam as melhores. Além disso, eles perdem a perspectiva de que podem buscar o apoio da esposa para não sentir aquela carga emocional negativa.

Esses são alguns medos que muitos homens guardam para si. Portanto, se tiver a oportunidade de ajudar seu marido, não hesite em fazê-lo. Lembre-se de que todos nós sentimos algum medo, que pode ser superado quando temos o amor incondicional e o apoio de nosso cônjuge.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 miedos que los hombres callan

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.